17 C
Criciúma
quarta-feira, abril 24, 2024

Morro da Fumaça promove ações em alusão ao Agosto Laranja

Agosto é o mês dedicado à prevenção das deficiências e em Morro da Fumaça ele será marcado por uma série de ações promovidas através da parceria das secretarias de Educação e Saúde junto à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Entre as iniciativas, profissionais da educação e estudantes receberão formação relacionada ao tema “Prevenção das Deficiências”. “São parcerias importantes para levarmos aos nossos jovens a importância da prevenção. São ações simples, mas de impacto que promovem a conscientização”, comenta a secretária do Sistema de Educação, Greicy Zaccaron.

Já no dia 30, os estudantes dos 9ºs anos realizarão na Escola Móvel do Senai, no Centro da cidade, o teste de tipagem sanguínea e participarão de um encontro com um profissional da área para tratar de questões pertinentes ao tema.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. Destas, 70% poderiam ser evitadas. “Mesmo com a pandemia, não deixamos de tratar de outros assuntos relacionados à saúde, e a prevenção das deficiências é mais um deles”, fala a secretária do Sistema de Saúde, Marijane Felippe.

Morro da Fumaça tem, inclusive, a Lei 1.879/2018, que estipulou na cidade o “Agosto Laranja da Prevenção de Deficiências”, cuja prescrição passou a fazer parte do calendário do município e reforça as atividades durante todo o mês.

Últimas