Modelo virtual de construção entre os diferenciais do Santa Vita Saúde

Trazer toda tecnologia necessária para o empreendimento, buscar novas tecnologias e ferramentas eficientes na área da construção civil, sempre foi um dos objetivos dos idealizadores do Santa Vita

Foto: Divulgação/Katia Farias
- PUBLICIDADE -

O mais novo empreendimento de saúde de Criciúma, o Santa Vita Saúde Center, conta com um sistema inovador de construção, o Building Information Modeling (BIM), que significa Modelagem da Informação da Construção.

Trazer toda tecnologia necessária para o empreendimento, buscar novas tecnologias e ferramentas eficientes na área da construção civil, sempre foi um dos objetivos dos idealizadores do Santa Vita. A implantação do BIM foi também um grande diferencial implementado para este projeto. “O Santa Vita será um grande suporte no atendimento em saúde. Pensando sempre no melhor para a população em todos os aspectos, decidimos ter projetos inovadores e que tragam toda precisão necessária para este empreendimento”, aponta Edilando de Moraes, sócio da Compacta Incorporadora.

- PUBLICIDADE -

Sistema BIM
O BIM, é um conceito que define um método de trabalho no qual, por meio da construção virtual da edificação, é possível reunir todas as informações e etapas do ciclo de vida de um projeto. Assim, com a construção virtual, é possível programar todo tipo de melhoria nos processos do suporte a gestão; tomadas de decisões antecipadas e ter maior economia na indústria, na arquitetura, engenharia e construção.
Segundo a Vier Engenharia, equipe que desenvolve o projeto, o modelo é colaborativo e integra todos os envolvidos na construção, desde os projetistas responsáveis por cada disciplina até os gestores, colaboradores e construtores. “Com a cooperação de todos os envolvidos no processo e a garantia de informação única entre os mesmos, é possível alcançar um maior desempenho durante a execução do empreendimento como um todo. Este tipo de diferencial fornece ferramentas e informações necessárias para garantir uma maior eficiência desde as fases dos projetos, quantitativos até manutenção da edificação, fazendo com que todos os envolvidos nesse processo estejam com as mesmas informações em mãos”, aponta o engenheiro Roberto Búrigo.
Após a idealização do projeto, a empresa responsável pela realização do empreendimento, fica de posse dos arquivos gerados durante as etapas de projeto e execução. “Neste momento também são definidos os “usos BIM”, no qual é identificado o trabalho desenvolvido e, com base nisto, os arquivos são entregues em cada etapa. Ao fim do trabalho realizado, a empresa recebe o modelo federado do empreendimento, no qual se trata da junção de todos os projetos desenvolvidos em um único local, facilitando a visualização de todas as disciplinas”, descreve o engenheiro.

O projeto

O Santa Vita Saúde Center com localização privilegiada, terá em seus 132 mil m² de área construída, mais de 390 consultórios modulares (destes, 65% já comercializados), 1400 vagas de estacionamento, 16 elevadores, passarela climatizada dando acesso direto ao Hospital São José.

O complexo possui também em seu projeto, um espaço para embarque e desembarque rápido, centro comercial onde as operações terão foco para serviços de saúde, recepção com identificação e cadastro das pessoas, realizando triagem para o acesso aos consultórios e clínicas, entre inúmeros outros diferenciais.
O prédio será o grande aporte para saúde na região Sul do Brasil, possui em suas especificações mais de 40 diferenciais nunca antes executados para empreendimentos deste segmento.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.