Meteoro explode ao entrar na atmosfera é registrado no céu de SC

A fase luminosa do fenômeno durou aproximadamente 1,2 segundo

Foto: Jocimar Justino/ Reprodução
- PUBLICIDADE -

Um meteoro que explodiu após entrar na atmosfera foi registrado no céu de Santa Catarina. O fenômeno ocorreu durante a noite de terça-feira (13) e foi registrado por uma câmera da estação de monitoramento de Monte Castelo, no Norte catarinense, do astrônomo amador Jocimar Justino, que é membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon).

A fase luminosa do fenômeno durou aproximadamente 1,2 segundo e sua velocidade foi estimada em cerca de 67.140 km/h.

- PUBLICIDADE -

“A princípio, esse fato [de ser explosivo] está ligado à velocidade e ao ângulo que [os meteoros] entram na atmosfera. Constatou-se que trata-se de um meteoro esporádico (Não pertence a nenhuma chuva de meteoros catalogada até o momento). O brilho iniciou-se a uma altitude de 84 km sobre o município de Rodeio-SC e explodiu a uma altitude de 60 km já sobre Ascurra-SC.”, explicou Jocimar.

O fenômeno foi flagrado às 22h21. O astrônomo amador Jocimar Justino é morador de Santa Catarina e integrante da Bramon. Ele já registrou fenômenos parecidos neste ano. Na semana passada, um meteoro de brilho intenso também foi flagrado pelo catarinense.

Via Jornal do Médio Vale 

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.