19.4 C
Criciúma
sexta-feira, março 29, 2024

Menor município do Sul, Ermo comemora grande guinada econômica

Gustavo Milioli

Ermo

Ermo tem dimensões humildes, mas ostenta números de gente grande na economia. O município, apesar de ser o menor em população da região do Extremo Sul Catarinense (Amesc), subiu para o quarto lugar no ranking do Produto Interno Bruto (PIB), que mede a economia. “Viramos praticamente uma Suíça brasileira”, descontrai o prefeito Paulo Della Vecchia, popularmente conhecido como Paulinho.

A cidade de 2.061 habitantes, segundo o censo de 2019, comemora neste domingo, dia 19, os 28 anos do plebiscito que determinou a emancipação de Turvo. O resultado foi estrondoso: 98% da comunidade local votou pelo ‘sim’. Essa foi a primeira vez que um município da América do Sul utilizou uma votação computadorizada, em 19 de setembro de 1993. A instalação do novo município se deu em 29 de dezembro do mesmo ano.

Por conta disto, as comemorações começam neste final de semana e seguem até os últimos dias do ano. “Em dezembro vamos ter uma data toda comemorativa, que é a abertura do Natal e uma festa para comemorar o aniversário do município. Neste domingo teremos um passeio ciclístico, com sorteios de mais de 60 brindes e cinco bicicletas, e a reinauguração da gruta de São Donato”, informa Paulinho.

Gruta reabre neste domingo

Ermo passou por uma guinada econômica, subindo da 13º posição para o quarto lugar entre os 15 municípios das Amesc. A responsável pela grande mudança foi a chegada de uma empresa multinacional de alimentos, com faturamento anual de quase R$ 700 milhões e mais de mil placas de caminhões. “Ermo é um município agrícola, com cerca de quatro mil hectares de arroz, milho e feijão. Nosso povo é muito acolhedor e a administração municipal consegue trazer ao grande empresário tudo o que ele precisa para ficar aqui. Seja em infraestrutura, ou no setor de maquinários e obras, tudo o que a empresa precisa a gente está adequando”, comenta o prefeito.

Aproveitando as obras da BR-285, o poder público espera atrair novos empreendimentos em breve. Um novo parque industrial já está sendo planejado em virtude disso. “Será um espaço de seis hectares junto à rodovia, a BR-285 vai passar pelo centro do município, então é um atrativo muito grande, porque irá descer muitas mercadorias para o porto. Queremos que Ermo seja um caminho do desenvolvimento”, destaca.

O objetivo é fazer com que os números positivos no índice de geração de emprego continuem em crescimento. “Já fomos o único da região que teve um percentual positivo na geração de empregos em 2020, que foi de 9%. Estamos investindo bastante em turismo religioso e turismo rural. Asfaltamos a rodovia do Imigrante, que com 3,5 quilômetros liga uma comunidade à outra, temos o Museu Rural, a gruta Santa Teresinha, o restaurante… O turismo vem junto com essa demanda da BR-285, que passará por dentro do município. Estamos nos preparando para receber bem os visitantes”, conclui Paulinho.

Últimas