22.8 C
Criciúma
terça-feira, março 19, 2024

Mascote do centro de Içara, cãozinho Fred morre aos 20 anos

As ruas do centro de Içara estão menos brilhantes com a partida do cachorro Fred. Figurinha conhecida entre os comerciantes, o cão morreu nesta terça-feira, dia 14, aos 20 anos de idade.

O mascote da área central da Capital do Mel foi adotado pelo radialista Carlos Alberto Fiorenza há 13 anos. Ele recorda que o Fred estava parado assustado em frente ao seu condomínio no momento em que estava retornando de uma partida de futebol. “Eu morava em apartamento, mas sabia que não poderia deixar esse bichinho largado. Dei alimentação e pensei que durante a noite ele iria procurar o cantinho dele”, comenta.

Mas Fred não quis deixar o local. No dia seguinte, estava no mesmo lugar novamente. Fiorenza a continuou dando água e comida ao cachorro, até que, com o passar do tempo, decidiu levá-lo para o seu apartamento. “Toda vez que eu fechava a porta do prédio ele ficava me olhando com uma cara implorando para que eu levasse ele comigo. Coloquei um tapetinho na frente da porta do meu apartamento e fui criando ele. O Fred não gostava de ficar preso. De dia ele saía, e à noite dormia ali”, detalha.

Fred e Fiorenza eram inseparáveis

A doçura e a simpatia de Fred fez com que ele conquistasse a todos. “Ele nunca mordeu ninguém, era amigo de todo mundo. Um anjo”, expõe Fiorenza, que continuou ao lado do fiel companheiro até os momentos finais. “Ontem, quando faleceu, estava junto dele. Foi muito triste. Depois eu o sepultei ao lado do meu outro cachorro”, afirma. Nos últimos anos de vida, Fred esteve sob os cuidados da médica Viviane Formentim. “Ele foi criado como um filho por ela e pela família”, aponta.

O radialista manifestou a vontade de, futuramente, escrever um livro contando a história do animalzinho. E, também, de poder, junto da comunidade, construir uma estátua em homenagem ao Fred, dada a fama que tinha pelos moradores de Içara. “Se ele fosse candidato a vereador, faria mais votos do que todo mundo”, graceja.

Últimas