Maracajá: crianças participam de roda de conversa sobre abuso sexual

O Governo do Município por meio do Departamento de Assistência Social, adquiriu cartilhas com a temática

Foto: Divulgação/ Carla Costa
- PUBLICIDADE -

MARACAJÁ

O dia 18 de maio é a data escolhida para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Maracajá, o Departamento de Assistência e Bem-Estar Social e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizaram na segunda-feira, dia 17/05, uma ação com as crianças e adolescentes que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

- PUBLICIDADE -

O Governo do Município de Maracajá por meio do Departamento de Assistência Social, adquiriu cartilhas com a temática abuso sexual de crianças e adolescentes. O tema foi abordado pela equipe técnica do CRAS – assistente social, Inaiá de Oliveira da Rosa, e a psicóloga Carolina Soldera-. “Realizamos uma roda de conversa com as crianças e adolescentes sobre o tema da cartilha, já que esta terça é marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, disse.

As profissionais realizaram orientações sobre abuso sexual, formas de prevenção, e o que elas precisam fazer caso se sintam ameaçadas ou intimidadas. E também abordaram os meios de denúncias (Disque 100, 190 Polícia Militar, Conselho Tutelar de Maracajá 3523-1615 e 98833-8792).

Ao final do debate a equipe técnica fez alguns questionamentos, para se certificar que as crianças e adolescentes haviam entendido o tema abordado. “A cartilha era bem didática, de fácil entendimento e o resultado foi bem positivo, onde todos souberam responder as perguntas”, disse Inaiá.

A ação foi antecipada, pois as oficinas do SCFV acontecem nas segundas, quartas e quintas.

 

Conselho Tutelar

Para marcar a data de enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, as conselheiras tutelares de Maracajá realizaram nesta terça, dia 18, visitas em diversos pontos do município como prefeitura, escolas, Cemasas, departamentos da Administração, Polícia Civil, entre outros locais. “A visita teve como objetivo lembrar da data e da importância de estar trabalhando na Rede de Proteção do Município”, disseram as conselheiras.

Integram o Conselho Tutelar: Raquel Rute dos Santos, Adriani Hoerps Stefeneti, Márcia Hendz Delfino Leandro, Claudete Ceni das Silva Zandonadi  e Cristina Gonçalves.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.