22.4 C
Criciúma
terça-feira, março 19, 2024

Manual reúne anos de estudo sobre o cultivo da uva Goethe

Urussanga

Uma obra capaz de impulsionar ainda mais o desenvolvimento da produção de uva Goethe foi lançada ontem pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em Urussanga. O livro, que reúne anos de estudos sobre o cultivo da fruta, serve como um manual, contendo inúmeras pesquisas que trazem indicações tecnológicas para contribuir e auxiliar os produtores da cultura na região.

“O manual da uva Goethe é um guia que a gente escreveu para servir como base para os produtores da região de Urussanga – que contém a Indicação Geográfica da uva e do vinho Goethe. O documento resume as pesquisas desenvolvidas pela Epagri ao longo de mais de 20 anos de trabalho. Então todos esses resultados estão no livro, que vai servir como um manual para os produtores”, explica o organizador da obra, Emílio Della Bruna.

Oito pesquisadores da empresa fizeram parte da elaboração do livro. Intitulado como “Manual de produção da uva Goethe”, o documento é composto de 12 capítulos e traz desde a história da criação do cultivo da fruta, o clima para produção, o solo, adubação, plantio, condução, as pragas e doenças e, por fim, técnicas de vinificação.  “É um instrumento de trabalho para o nosso viticultor. Esse livro vai estar sempre à disposição para os produtores consultarem. É importantíssimo, tanto a forma escrita, como digital, que estará sempre disponível no site da Epagri”, acrescenta Della Bruna.

O livro servirá como impulso ao cultivo da fruta. Na região Sul do Estado, são 300 agricultores que se dedicam à produção da Goethe. “A gente repassava as informações aos produtores através de cursos, dias de campo e visitas, mas com o manual, vai ter um documento escrito para eles poderem consultar a toda hora. Com isso, além dos produtores atuais, outros também poderão ter acesso à tecnologia. Vão usar o livro para adquirir conhecimento e melhorar e aumentar a produção”, enfatiza o organizador.

Os Vales da Uva Goethe localizados na região já são conhecidos em todo o país. A variedade se adaptou, mostrou-se produtiva e conquistou o paladar da população do Sul Catarinense, tornando-se um dos símbolos culturais. A vinda dos imigrantes italianos à localidade e o domínio da produção, somado às características de clima, solo e relevo, rendeu ao Estado a primeira Indicação Geográfica.

“A uva Goethe é um símbolo cultural de toda essa região dos vales. O centro desse processo de localização geográfica é Urussanga e Azambuja, que pertence ao município de Pedras Grandes. Então esse vale é o coração de todo o processo da uva Goethe, onde ela se perpetuou, valorizou e melhorou a qualidade do vinho. Era esse documento que estava faltando para a área de produção”, finaliza Della Bruna.

Aumento da cadeia produtiva

Para o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Epagri, Vagner Miranda Portes, o documento é muito importante para a cadeia produtiva de uva Goethe no Sul do Estado. “A Associação de Produtores teve nos fazendo essa cobrança, então viemos à unidade [em Urussanga], conversamos com o gestor e começamos a juntar todas as informações que tínhamos sobre a fruta e traduzimos nessa obra. Hoje, a gente tem no documento tudo que se conhece sobre a fruta”, comenta.

O processo de criação do livro, portanto, iniciou em meados de 2019. De lá para cá, muitos estudos foram reunidos para fazer parte do exemplar. “Foi um trabalho extenso, mas para uma obra dessas, foi um tempo relativamente curto. É um manual que compila várias informações, de diversos trabalhos científicos e pesquisadores”, frisa Portes. “Antes, tinha uma certa carência de informação, apesar de a gente ter muito trabalho feito, demandava ter isso tudo compilado em um único documento de fácil acesso ao produtor”, complementa.

O manual pode ser encontrado diretamente na Estação Experimental em Urussanga, situada à Rodovia SC-108, no bairro Estação. “É importante essa ação. Somos fomentadores dessa cultura desde o início, buscamos atuar e melhorar sempre essa questão dos sistemas de condição. É importante que o produtor sempre busque essa informação qualificada e siga as orientações, porque o que tem de conhecimento mais novo sobre a uva Goethe, vai ser encontrado na Epagri do município”, finaliza Portes.

Últimas