19.9 C
Criciúma
sexta-feira, março 29, 2024

Mais de 300 mil doses de vacina contra Covid-19 desembarcam em SC

Santa Catarina deve receber 309.250 doses de vacina contra a Covid-19, neste domingo (20). A previsão é de que os imunizantes da Astrazeneca/Fiocruz desembarquem no aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, às 23h20.

Será a maior remessa enviada pelo Ministério da Saúde ao Estado durante a pandemia. De acordo com a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), o novo lote será destinado à aplicação da segunda dose.

Sendo assim, neste primeiro momento, as doses vão ficar armazenadas na Rede de Frio Estadual e serão distribuídas ao longo do mês de julho, com o objetivo de completar os esquemas iniciados no período de 12 semanas.

Entrega de doses

Na noite desta sexta-feira (18), a Dive/SC concluiu a entrega de um total de 119.410 doses de vacinas contra a Covid-19 para as 17 centrais de saúde do Estado.

Foram 34 mil doses da Sinovac/Butantan e outras 85.410 oriundas do maior lote de vacinas da Pfizer já entregue em Santa Catarina.

A Secretaria de Estado da Saúde quer dar celeridade à vacinação contra a Covid-19, uma vez que a projeção é vacinar toda a população catarinense com 18 anos ou mais até o final do mês de outubro de 2021.

Atraso na segunda dose

Outra preocupação do governo do Estado está relacionada aos quase 100 mil moradores que não estão em dia com a segunda dose da vacina contra a Covid-19. O número acende o alerta para a participação da sociedade na campanha de imunização realizada desde o dia 18 de janeiro.

Segundo dados divulgados pela Dive-SC, até o dia 14 de junho, 99.525 pessoas não retornaram para tomar a segunda dose no período recomendado. Dessas, 57.124 não completaram a imunização com a Coronavac e 42.401 com a Astrazeneca.

Conforme especialistas, o “número mágico” de imunizados, capaz de reduzir o número de casos da Covid-19, é de 70% da população. Assim, será necessário pouco mais de 5 milhões de pessoas completamente vacinadas no Estado para alcançar esse percentual.

Por isso, a Dive realiza a campanha #euescolhiservacinado para reforçar a necessidade de as pessoas não deixarem de se vacinar, independente da marca do fabricante.

O órgão estadual ressalta que todos os imunizantes são seguros e, mesmo após completada a vacinação, os protocolos sanitários precisam ser seguidos.

Meio milhão de mortos

O dado alarmante do atraso na segunda dose em SC foi divulgado apenas poucos dias antes do Brasil superar a marca de meio milhão de mortes decorrentes da Covid-19.

O país registrou 1.401 novos óbitos em decorrência da doença desde as 20h de sexta-feira (18) até as 14h deste sábado (19), segundo dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa.

Via ND+

 

Últimas