Maior frio do ano é previsto para amanhã na Região Carbonífera

Meteorologista Ronaldo Coutinho conta que temperaturas negativas podem ser registrada em Criciúma

Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -

Uma intensa massa de ar polar está sobre a região, trazendo neve na Serra e geada em toda a região Sul. E o maior frio do ano está previsto para amanhã, onde as temperaturas podem chegar a -4 ºC em cidades do Extremo Sul e Região Carbonífera. “As duas próximas madrugadas terão, com certeza, o maior frio do ano”, diz o meteorologista Ronaldo Coutinho.

Segundo ele, a noite de hoje (quinta-feira), haverá registro de mínimas variando entre -4ºC a -7ºC. Já no amanhecer de sexta-feira, todo o Estado irá apresentar temperatudas em torno de 0ºC. “Criciúma em torno de zero ou até abaixo disso nesta sexta-feira e, na Serra, mínima de -10ºC a -13 ºC.

- PUBLICIDADE -

“No topo da serra, ainda nesta quinta-feira, as temperaturas já estarão em -9ºC e Criciúma de 0ºC a 3ºC. Essa onda de frio é espetacular no sentido da amplitude. Desde o Uruguai até o Sul de Minas Gerais: toda essa faixa com registro de temperaturas abaixo de zero”, acrescenta Coutinho.

Ele conta que grande parte de Santa Catarina terá mínimas de até -7ºC. “O amanhecer de sexta-feira terá temperaturas baixíssimas. Então fica o alerta para o pessoal da bananicultura, porque vai ter vento gelado. É uma situação bem complicada. Além disso, fica a preocupação com relação aos moradores de rua”, declara Coutinho.

O vento frio que congela as plantações é chamado de geada negra. Coutinho conta que ela causa prejuízos às plantações e, quando ocorre em período de cultivo das frutas, o frio acaba queimando as folhas e danificando as plantações.  “Já tem bastante nebulosidade no Rio Grande do Sul, e ela vai subir gradativamente. Depois ela avança em direção ao Estado ainda nesta quinta-feira”, acrescenta Coutinho.

Mínimas mais baixas registradas na região nas últimas 24 horas:

Extremo Sul:

Timbé do Sul: 1ºC

Sombrio: 3ºC

Araranguá: 5ºC

Região Carbonífera:

Forquilhinha: 1ºC

Urussanga: 1ºC

Criciúma: 1ºC

Içara: 5ºC

Confira as condições climáticas dos próximos dias de acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram).

Quinta-feira (29/07):

Tempo: mais nuvens e condições de chuva congelada e/ou neve nas áreas mais altas do Planalto Sul, Meio Oeste, parte do Alto vale do Itajaí e Planalto Norte. Nas demais regiões, céu claro.

Temperatura: muito baixa, com formação de geada ampla em Santa Catarina.

Vento: sudoeste e sul, moderado, fraco a moderado.

Sexta-feira (30/07):

Tempo: sol com poucas nuvens, com nevoeiros e mais nuvens na madrugada e amanhecer do Meio Oeste e no Litoral Sul.

Temperatura: em elevação gradativa no decorrer do dia, e baixa com formação de geada do Meio Oeste ao Planalto e em área altas do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Vento: sudeste, fraco a moderado.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.