16.2 C
Criciúma
quinta-feira, abril 18, 2024

Macaco morto é encontrado em Morro da Fumaça

Morro da Fumaça

Um macaco morto foi encontrado na manhã desta quinta-feira, dia 8, na comunidade de Vila Rica em Morro da Fumaça. Porém, conforme a enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município, Kellen Vieira da Silva, não foi possível fazer a coleta de material para o exame de Febre Amarela, porque o animal já estava em estado avançado de decomposição. “Salientamos que o macaco não transmite a doença, mas é um aviso. Lembrando que, recentemente, tivemos um caso positivo em macaco encontrado em Urussanga”, explica.

Quem encontrar um macaco morto deve entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica imediatamente pelo 3434-5435. “A primeira coisa a fazer é entrar em contato conosco e alertamos para que as pessoas não toquem no animal”, fala a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Saiane Steinback.

Importância da vacinação

A Secretaria do Sistema de Saúde de Morro da Fumaça realiza de forma constante a conscientização e ações de vacinação contra a Febre Amarela, inclusive estendendo os horários das unidades de saúde.

Podem receber a vacina contra a Febre Amarela, pessoas de nove meses a 59 anos de idade que nunca foram imunizadas. “Quem faz parte deste público alvo não pode deixar de tomar a vacina. Tivemos o caso na cidade vizinha e agora, este macaco encontrado morto em Morro da Fumaça, por mais que não haja a comprovação do vírus, acende o alerta. Reforçamos mais uma vez que os fumacenses procurem uma das salas de vacina mais próxima de suas casas e se imunizem”, salienta a secretária do Sistema de Saúde, Marijane Felippe.

Para receber a vacina, basta apresentar a carteira de vacinação e um documento com foto.

Últimas