19 C
Criciúma
quarta-feira, abril 24, 2024

Laguna: Evento é notificado por aglomeração e falta de uso de máscara

Laguna

Fiscais da Vigilância Sanitária notificaram e lavraram um auto de infração contra o responsável pelo evento universitário em Laguna, no Sul Catarinense, durante fiscalizações nessa sexta-feira e sábado (11).

O motivo das medidas seria por aglomeração e falta de uso de máscara entre os participantes.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Segundo o órgão, agora, será aberto, um processo administrativo e o caso encaminhado ao Ministério Público.

Ainda conforme a vigilância, o evento, chamado de Universipraia, apresentou o plano de contingência e exigiu dos participantes o certificado da vacinação completa, contudo deveria ter seguido as portarias do Estado.

Reclamações

Na internet, moradores de Laguna também reclamaram da aglomeração e da falta do uso de máscaras e distanciamento social durante o evento. “Isso é uma vergonha para a nossa cidade”, escreveu um residente. “Quanta irresponsabilidade”, disse outra.

Uma vereadora da cidade também se manifestou sobre a situação. “Verificamos que esse evento realmente não obedeceu as diretrizes sanitárias. Não tinha distanciamento nem uso de máscara. Não preciso nem aqui falar, o vídeo mostra por si”, afirmou Deise Daiana Xavier Cardoso.

Agora, ela pretende montar uma comissão na Câmara de Vereadores para apurar a situação. “Vamos verificar os meios legais para passar a responsabilização a quem de direito. Entendemos que não era momento para esse evento acontecer no porte que houve”, declarou.

Segundo ela, a situação nesses dois primeiros dias de evento foi caótica na cidade. “Parecíamos uma terra sem lei. Moradores lagunenses chegaram a ir embora, porque vivemos situação de terror aqui”, conta.

O evento é tradicional na cidade e reúne jovens de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná para três dias de festa.

Respostas

Procurado pela reportagem, o município informou que está seguindo todas as medidas que o governo do Estado vem orientando dentro do protocolo “Evento Seguro”.

Sobre o Universipraia, comunicou que o plano de contingência do evento foi aprovado pela Vigilância Sanitária. Também disse que todos os participantes precisaram apresentar comprovação do ciclo vacinal completo.

A reportagem também tenta contato com o responsável pela organização do Universipraia, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno. O espaço está aberto.

Com informações do portal ND Mais

Últimas