17.8 C
Criciúma
quarta-feira, abril 24, 2024

Julho Amarelo: Morro da Fumaça fornece testes e vacina contra Hepatite B

As hepatites são doenças que nem sempre apresentam sintomas, podendo evoluir e causar danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer.

Para alertar e conscientizar sobre os cuidados com a doença foi instituído o Julho Amarelo. Em Morro da Fumaça, testes rápidos e vacina contra a Hepatite B são disponibilizadas nas unidades de saúde.

Como prevenção à hepatites B, aponta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Saiane Steinback, está o uso de preservativo nas relações sexuais, o não compartilhamento de materiais de uso pessoal, como alicates de unhas, lâminas de barbear, escovas de dentes e outros objetos que furam ou cortam. “Para serviços de manicure, as pessoas devem utilizar cada uma o seu kit individual de alicate, lixa e palito. Caso não seja possível, exija instrumentos esterilizados e materiais descartáveis. Os estúdios de tatuagem e de colocação de piercings também devem usar instrumentos esterilizados e materiais de uso único. Contra Hepatite B existe vacina, que está disponível nas unidades de saúde”, salienta.

Já contra a Hepatite C não há vacina. “Existe teste rápido para detectar as hepatites B e C nas unidades de saúde. O tratamento para as hepatites virais está disponível gratuitamente na rede do SUS. Somente com exames é possível saber se a pessoa tem hepatite, por isso é importante fazer o teste rápido e colocar um ponto final à dúvida”, completa.

Últimas