13.7 C
Criciúma
sexta-feira, abril 19, 2024

Jaguaruna passa a contar com acesso pavimentado ao Aeroporto Regional

O governador Carlos Moisés inaugurou, na tarde desta quinta-feira, 1º de julho, a pavimentação da rodovia municipal Prefeito Inocêncio Tobias Ricardo, que liga Jaguaruna ao Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi. A obra foi realizada pela prefeitura e contou com recursos do governo do Estado, no montante de R$ 8,9 milhões.

“A tese que nós defendemos é que o investimento em infraestrutura sempre volta aos cofres públicos e nos permite investir em educação, saúde, segurança e agricultura”, afirmou o governador. “Quem acompanha, pode perceber a grande transformação que estamos promovendo no governo do Estado. Não fazemos promessas, nós fazemos entregas. Aqui no Sul, temos R$ 800 milhões em investimentos em infraestrutura”, acrescentou Carlos Moisés.

Até então, a única via pavimentada que levava ao aeroporto era a BR-101. Quem quisesse chegar ao terminal aeroportuário saindo da área central de Jaguaruna, município em cujo território fica o aeroporto, tinha duas opções: dar a volta pela rodovia federal ou encarar sete quilômetros de chão batido.

Segundo o prefeito de Jaguaruna, Laerte Silva dos Santos, a obra vai impulsionar o desenvolvimento do município, que tem a economia baseada na agropecuária, pesca, comércio e turismo. “Nós temos uma força de vontade de criar um parque industrial nessa área, o que será muito importante para o futuro do município”, antecipou o prefeito.

Moradoras de Jaguaruna, as primas Vanderleia Porto Costa Pereira e Silvete Pereira da Silva agora se sentem muito mais seguras ao pedalar na via. A obra contemplou uma ciclofaixa, e as duas ciclistas já adquiriam o hábito de passar pelo local em direção ao aeroporto. “Agora, há muito mais segurança. A gente consegue fazer um pedal bem gostoso e bem tranquilo. Os motoristas estão respeitando bastante”, relatou Vanderleia.

Investimento para Educação

Ao longo do dia, o governador Carlos Moisés anunciou a entrega de 60 computadores  para os laboratórios de informática de três escolas da Regional de Tubarão: EEB Campos Verdes, em Jaguaruna; EEB Maria Duarte Vasconcelos, em Sangão; e EEB Mons Bernardo Peters, em Treze de Maio. Ao todo, 1.822 alunos matriculados nas escolas serão beneficiados com o investimento.

Também foi anunciada a entrega de 194 quadros brancos para 27 unidades escolares da rede estadual nos municípios de Capivari de Baixo, Gravatal, Jaguaruna, Sangão, Treze de Maio e Tubarão.

Os atos foram acompanhados pelo chefe da Casa Civil, Eron Giordani, os secretários de Estado Luiz Fernando Vampiro (Educação) e Thiago Vieira (Infraestrutura e Mobilidade), os deputados estaduais José Milton Scheffer e Volnei Weber, entre outras lideranças da região.

Últimas