Içara está pronta para a 71ª Festa de São Donato

Programação completa da Semana de Avivamento foi apresentada pelo padre Antônio Madeira

Foto: Gustavo Milioli/TN

- PUBLICIDADE -

Içara

A tradicional Festa de São Donato chega a sua 71ª edição e, após ser comemorada de maneira enxuta no primeiro ano de pandemia em 2020, volta com uma programação religiosa completa. Nesse domingo, dia 1º de agosto, iniciou-se a Semana de Avivamento, que será encerrada no dia 8, após o feriado municipal em alusão ao padroeiro de Içara.

- PUBLICIDADE -

Ao longo dos sete dias, serão celebradas missas com temas específicos comandadas por padres de diferentes regiões. Com um ano para preparar-se, a Paróquia São Donato pôde expandir a festa e a participação das comunidades, sem colocar em risco a saúde dos fiéis.

“Nosso principal desafio ainda é a pandemia, o jeito tradicional de celebrarmos o padroeiro ainda não poderá acontecer. Não poderemos utilizar o salão paroquial por restrição da diocese, existe um decreto do nosso bispo proibindo. Neste contexto também devemos respeitar os órgãos competentes, as prescrições. A igreja tem como foco defender a vida, se nós estivermos restringindo aquilo que as autoridades sanitárias prescrevem, estaremos indo contra o princípio da própria igreja”, explica o padre Antônio Madeira.

A principal diferença em relação aos anos anteriores, é que agora será a igreja que irá até os fiéis. “Com o objetivo de alcançar o maior número possível de famílias, procuramos envolver casais festeiros e noveneiros. É uma novidade da Festa de São Donato. Estamos com mais de 60 casais de noveneiros. Isso favorece de fato que o evangelho possa atingir um número maior de pessoas”, comenta. A participação do povo içarense tem sido elogiável. “A recepção das comunidades está exemplar. As lideranças tem se envolvido, dá para perceber o entusiasmo, o empenho, o amor pela causa”, observa.

Expectativa lá em cima

O pároco está ansioso para ver o público engajar-se em torno das celebrações. Caso a Região Carbonífera não volte para a cor vermelha na Matriz de Risco Potencial para a Covid-19, até 70% da capacidade dos templos religiosos poderá ser ocupada.

“A expectativa é das melhores. Em si, a nossa comunidade é bem participativa. Basta abrir as portas, que eles estarão participando. Esperamos preencher todos os espaços que nos são autorizados dentro da nossa igreja matriz. Por isso que nós temos essa programação extensa, para que possamos atender a todos, para que ninguém fique de fora”, explica.

Rifa e atividades gastronômicas

A tradicional rifa sorteará, nesta edição, 11 prêmios e um automóvel. A procura tem sido intensa, já que está sendo distribuída pelas comunidades. A Festa de São Donato retomará também os almoços festivos durante o próximo final de semana. Porém, em formato drive thru, para não ocasionar aglomerações. No sábado, a partir do meio-dia, será servido um galeto. No domingo, o prato será um churrasco. Os bilhetes deverão ser comprados com antecedência na secretaria da paróquia. Os valores arrecadados serão divididos entre 20% para as comunidades e 80% para a igreja.

“Estamos trabalhando para vendermos ao menos 400 kits no sábado e mais 500 no domingo. As compras poderão ser feitas até a próxima sexta-feira. Será tudo trabalhado em cima do custo. O galeto sairá por R$ 40, servindo com sobras duas pessoas, e o churrasco, com 900 gramas de carne, por R$ 60”, informa Paulo César Amâncio, membro da coordenação da festa. “O nosso objetivo é evangelizar, e não lucrar”, sublinha o padre Antônio Madeira.

Temas e rainhas             

Ao longo da semana, cada celebração receberá um tema diferente, escolhido com base nas demandas. “Foi a partir daquilo que encontramos de concreto das pessoas. Percebemos que temos que focar neste tema, com base em determinada situação, para abordar, refletir e rezar”, pontua o pároco.

As rainhas desta edição foram escolhidas em forma de homenagear mulheres que foram importantes para a história da Paróquia de São Donato. “Nós pensamos em valorizar aquelas pessoas que construíram uma história, que são testemunhas das comunidades. Rainhas da festa, pessoas da terceira idade, senhoras idosas que cada uma das nossas 18 comunidades elegeu para trazer para o presente hoje”, complementa ele.

Programação – Semana de Avivamento          

  • Dia 02/08/2021 – Segunda-feira- Semana de Avivamento
    19h30 – Matriz – Missa com o padre Valdemar Groh (Capelão da Polícia Militar de SC) sob o tema São Donato e os vícios.
    Padrinhos da Noite: Autoridades militares da cidade e comunidades: Santa Cruz, Esperança e Linha Esperança.
    Responsáveis: Pastoral da acolhida, Pastoral social, Pastoral do Batismo e Pastoral do Dízimo.

 

  • Dia 03/08/2021 – Terça-feira – Semana de Avivamento
    15h00 – Matriz – Missa com bênção da saúde e das mães gestantes com o padre Egídio Schmoeller.
    19h30 – Matriz – Missa com o padre Mateus Réus sob o tema São Donato e as famílias
    Padrinhos da Noite: CDL, ACII, AJE e comunidades: Liri, Cristo Rei, Raichaski, Mareli e Loteamento Lima.
    Responsáveis: Movimento de Irmãos, MFC e Samaritanas.

 

  • Dia 04/08/2021 – Quarta-feira – Semana de Avivamento
    19h30 – Matriz – Missa com o padre Daniel Zilli Da Rolt sob o tema São Donato e a Fé.
    Padrinhos da Noite: Paço Municipal, Câmara de Vereadores e comunidades: Aurora, Morro Bonito, Vila São José e Poço Três.
    Responsáveis: Movimento de Cursilho e Setor Vida e Família.

 

  • Dia 05/08/2021 – Quinta-feira – Semana de Avivamento
    18h30 – Matriz – Adoração ao Santíssimo Sacramento.
    19h20 – Matriz – Bênção Solene com o Santíssimo Sacramento.
    19h30 – Matriz – Missa com o padre Jonas Emerim Velho sob o tema São Donato e os jovens.
    Padrinhos da Noite: Catequistas, acólitos, coroinhas e comunidades: Jaqueline, Jardim Silvana e Tereza Cristina.
    Responsáveis: Apostolado da Oração, Mãe Peregrina, Pastoral Afro, Legião de Maria, Terço dos Homens e Grupos de Jovens da paróquia.

 

  • Dia 06/08/2021 – Sexta-feira – Semana de Avivamento
    14h00 – Matriz – Adoração ao Santíssimo Sacramento.
    14h50 – Matriz – Bênção Solene com o Santíssimo Sacramento.
    15h00 – Matriz – Missa com a participação do Apostolado da Oração paroquial presidida pelo padre Marciel Rosa da Silva.
    19h30 – Matriz – Missa com o padre Antonio Vander Da Silva sob o tema São Donato e os enfermos.
    Padrinhos da Noite: Profissionais da área da saúde e comunidades: Matriz e Primeiro de maio.
    Responsáveis: RCC, Pastoral Vocacional, Pastoral da Esperança, Pastoral da saúde e Pastoral da Criança.

 

  • Dia 07/08/2021 – Sábado – Dia de São Donato – Feriado Municipal
    06h00 – Alvorada festiva pelas ruas da cidade
    08h00 – Desfile de Máquinas agrícolas pelas ruas da cidade, juntamente com as Rainhas da Festa e bênção dos agricultores.
    10h00 – Matriz – Missa Solene do Padroeiro São Donato e homenagem às rainhas da festa 2021 com Dom Paulo Antonio de Conto.
    12h00 – Matriz – Galeto (Drive-Thru)
    15h00 – Benção aérea das famílias com a Relíquia de São Donato.
    18h00 – Vila São José – Em comunhão com a Igreja, no Ano de São José, concentração das comunidades da paróquia, com os seus estandartes, em frente a igreja São José. Logo após, trasladação com a imagem do padroeiro São Donato até a Igreja Matriz.
    19h00 – Matriz – Missa da unidade com todas as lideranças da paróquia, festeiros e noveneiros com o padre Antonio Madeira.
    Responsáveis: Festeiros e Noveneiros.

 

  • Dia 08/08/2021 – Domingo – Dia da Festa
    09h00 – Matriz – Oração do Terço, com a participação dos Movimentos Marianos.
    10h00 – Matriz – Missa Solene, com a presença dos festeiros, noveneiros e apresentação dos novos festeiros para o ano de 2022 com o bispo Dom Jacinto Inácio Flach.
    12h00 – Matriz – Churrasco (Drive-Thru)
    15h00 – Matriz – Missa com bênção da Saúde e consagração das crianças à Nossa Senhora com o padre Vilcionei Baggio.
    16h00 – Matriz – Sorteio da cartela premiada e dos bilhetes das rainhas no átrio da igreja matriz.
    19h00 – Matriz – Missa com homenagem aos pais, benção aos patrocinadores e apoiadores da festa com o padre Antonio Madeira.
    Responsáveis: Festeiros e Noveneiros.
-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.