22.7 C
Criciúma
terça-feira, março 19, 2024

Governo de Cocal do Sul mobiliza equipes para enfrentar onda de frio

Devido à chegada da massa de ar polar que chega nesta semana e que deve avançar pelo sul, o Governo de Cocal do Sul mobilizou as equipes da Defesa Civil, Assistência Social, Fundac, Samae e Desenvolvimento Rural para realizar um trabalho conjunto. E para enfrentar esta situação existem diversas recomendações que podem ser seguidas para evitar situações de risco.

“Estamos acompanhando a previsão do tempo e estamos com nossas equipes escaladas para auxiliar a população em tudo o que for necessário, dando todo o suporte para evitar situações de risco”, frisa o prefeito Fernando de Fáveri. Ao longo da semana, as equipes distribuíram cobertores à população que necessita e a Secretaria de Assistência Social e Defesa Civil estão monitorando possíveis casos de situação de risco. Para buscar auxílio, basta entrar em contato através do telefone 3444-6033 ou 3444-6034.

Com a queda das temperaturas, também há o risco de as tubulações das adutoras de água sofrerem rachaduras, por isso em caso de emergência a população deve acionar o Samae, através do telefone 98831-2761. O alerta de frio também vale para os animais, por isso a Fundac recomenda que as pessoas protejam seus pets e se possível acolher aqueles que estão na rua.

Agricultura em alerta

A Coordenadoria de Desenvolvimento Rural do município teme que a situação de frio possa impactar de forma negativa na atividade agrícola e pecuária, causando prejuízos em cultivos e criações sensíveis à baixa temperatura. Principalmente em relação à agricultura e piscicultura deve-se redobrar os cuidados. Em caso de emergência, basta ligar no telefone 99935-8591.

Além disso, os prejuízos em máquinas e equipamentos com o frio extremo merecem a atenção dos agricultores. Sistemas que levam água, como as bombas de irrigação, os pulverizadores e os turbo atomizadores são sensíveis ao congelamento da água e podem sofrer danos. Tratores, caminhões, colheitadeiras, entre outros maquinários, também devem ficar protegidos em galpões e com líquido anticongelante nos radiadores.

Orientações

As recomendações são direcionadas a toda a população e também aos colaboradores, quanto a preservação do bem público, integridade física do servidor e de terceiros, seguindo as orientações:

Proteja o veículo

O veículo deverá ficar em local de preferência coberto, evitando assim o congelamento da água do radiador/limpador de para-brisas e demais líquidos do motor.

Gelo no para-brisa

Em hipótese alguma jogar água quente no para-brisas, pois poderá quebrar/trincar. Apenas jogue água em temperatura ambiente para ajudar no derretimento do gelo.

Gasolina para injeção eletrônica

Se for veículo flex, verificar se há gasolina no reservatório de partida, para evitar panes no motor do carro.

Cuidado com a bateria

O tempo frio exige mais da bateria do carro. Baixas temperaturas reduzem a velocidade de reação dos componentes químicos da bateria reduzindo, por exemplo, sua potência. Verificar se a manutenção está em dia.

Cuidados com os pneus

Verificar a calibração e se não estão com desgaste acima do permitido, isso compromete a frenagem e a falta de aderência principalmente em pistas úmidas ou em situação de congelamento.

Visibilidade

Um dos fatores mais importantes no inverno é a visibilidade. Certifique-se de que suas palhetas estão em bom estado e funcionando corretamente. O carro no frio tende que as palhetas se ressequem com mais facilidade, por serem feitas de borracha. Por isso, o ressecamento influencia diretamente na limpeza dos vidros, causando riscos e sujeiras.

Dirija com cautela

Devida as condições de tempo para os próximos dias, redobre a atenção ao dirigir. Isso poderá amenizar acidentes em eventualidades que possam acontecer com o veículo ou até mesmo com a visibilidade. Existem várias condições adversas e é importante lembrar que nem sempre elas aparecem isoladamente, tornando o perigo ainda maior.

Verifique as luzes do seu carro

Verifique se todas a luzes de sinalização do veículo estão em perfeito funcionamento. Luzes traseiras, lâmpadas de sinalização, luzes de freio, faróis e luzes de condução sempre merecem atenção. Nos dias de inverno as noites são mais longas e você precisará delas por mais horas, além de identificar o trajeto de cada veículo em dias de neblina e baixa visibilidade.

Últimas