22.8 C
Criciúma
terça-feira, março 19, 2024

Forquilhinha reforça divulgação dos direitos de pessoas com fibromialgia

O município de Forquilhinha ampliou a divulgação sobre os direitos das pessoas diagnosticadas com fibromialgia. Cartazes com informações da Lei Municipal nº 2422/19, que assegura os mesmos direitos dos idosos, gestantes e pessoas com deficiência, foram fixados nos estabelecimentos que possuem atendimento ao público.

A iniciativa agradou a Divanilda Cunha da Silva, que diariamente enfrenta as limitações da fibromialgia, uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor. “Tive dificuldades de conseguir atendimento preferencial em um estabelecimento, mesmo apresentando a carteirinha fornecida pela Secretaria de Saúde que comprova a síndrome existente”, relata.

O presidente da Câmara de Vereadores ressalta a importância da ação que enaltece o direito existente por meio da Lei Municipal. “A fibromialgia não tem cura, mas as dificuldades podem ser amenizadas com mais conhecimento, atenção e a colaboração da comunidade”, declara Célio Elias (PT). Mais de 40 pessoas diagnosticadas com fibromialgia já receberam a carteirinha que confere o atendimento preferencial em Forquilhinha.

Últimas