Forquilhinha: a busca constante por novos investimentos

José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD), está empenhado em aumentar ainda mais o crescimento da cidade. Diversos projetos estão em andamento desde o começo da nova gestão

Foto: Guilherme Cordeiro/TN
- PUBLICIDADE -

Tiago Monte

Forquilhinha

- PUBLICIDADE -

Responsável pelo Executivo de Forquilhinha, desde primeiro de janeiro, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD), está empenhado em manter o crescimento da cidade, em um momento importante da história.“Nosso governo tem se preocupado bastante em buscar novos investimentos. Na semana passada, entregamos a ordem de serviço para a empresa que vai fazer o projeto de revitalização de toda a avenida 25 de julho – o caminho turístico. Com isso, Forquilhinha vai se tornar uma das cidades mais bonitas do Brasil”, promete o prefeito.

A intenção com a melhoria é alavancar o turismo gastronômico e religioso.“Com essa nova cara para a cidade, nós vamos alavancar o turismo gastronômico – voltado para a gastronomia germânica – e o turismo religioso – já que temos figuras representativas como Zilda Arns e o Dom Paulo Evaristo Arns”, confirma Neguinho.

Com a pavimentação da Serra da Rocinha e da rodovia Jacob Westrup, entre Forquilhinha e Maracajá, a prefeitura criará mais dois grandes núcleos industriais. “O espaço será voltado para o segmento metal-mecânico, onde traremos grandes empresas. Já são cinco empresas interessadas e em conversações para que elas se instalem, gerem empregos e, principalmente, renda para a cidade”, destaca.

Celeridade na administração pública

Neguinho planeja Forquilhinha para o futuro. Com isso, ele está agilizando os processos da prefeitura. “Está tudo mais ágil. A Prefeitura funciona das 7 horas até às 17 horas, sem fechar ao meio dia, e estamos dando celeridade e melhor atendimento para a população – tanto os empreendedores, que buscam a abertura de empresas e aprovações de projetos, quanto os contribuintes, que vêm pagar os impostos e fazer os serviços municipais”, diz o prefeito.

Nos primeiros 100 dias de governo, Neguinho tratou de reduzir a maioria dos contratos – em torno de 20 a 25% – e conseguiu uma economia considerável. “Reduzimos a folha de pagamento de secretarias e cargos comissionados. Colocamos muitos funcionários concursados em funções comissionadas, para que nós conseguíssemos economizar na folha de pagamento. Assim, ainda damos melhor atendimento para o nosso servidor”, comenta.

O prefeito ainda ressalta a melhoria no atendimento aos servidores públicos. “Forquilhinha é o único município da região que conseguiu uma correção inflacionária de 5.2%. Nem um outro fez isso aqui na região”, porque nós conseguimos uma folga, em virtude da nossa economia, e, com isso, podemos dar melhor atendimento aos nossos servidores”, diz.

Forquilhinha está desenvolvendo  um projeto para a instalação da Usina de Asfalto, que vai oportunizar que se faça a pavimentação mais barata. “O objetivo do governo é fazer 50 quilômetros de asfalto em quatro anos”, pontua o prefeito.

Planos de cargos e salários

A partir de 2022, haverá a revisão do plano de cargos e salários do magistério. “Estamos discutindo, nesse ano ainda, para colocar em prática no ano que vem, a revisão do plano de cargos e salários do magistério. Vamos criar um plano de cargos e salários para as demais categorias para que o nosso servidor tenha melhores condições de trabalhar e trabalhe mais animado. Com isso, eles dão melhor resolutividade para a população em um todo“, destaca.

Há também a discussão de uma parceria entre a prefeitura, o Senai e as empresas da cidade. “Servirá para que a gente faça cursos profissionalizantes, principalmente nas áreas afins das maiores demandas do município – tanto no metal-mecânico quanto na JBS, como no setor de costuraria também“, pontua o prefeito.

Filas de exames são zeradas na cidade

Na Saúde, a atual administração zerou as filas de exames de alta complexidade. “Investimos, nos primeiros 100 dias, mais de um milhão de reais e conseguimos zerar as filas de exames como ressonância magnética, tomografia, endoscopia, colonoscopia, entre outros. Havia pessoas na fila desde 2018 e 2019 e, hoje, estamos com a fila praticamente zerada”, enfatiza Neguinho. Por conta da pandemia, as cirurgias eletivas não foram zeradas. “Mas estamos também com um projeto para zerar essas filas”, completa o prefeito.

Foco total no desenvolvimento

Neguinho pede que a população de Forquilhinha tenha fé, energia, garra e disposição para superar a pandemia do Covid-19. “Nossa cidade tem muitas potencialidades e uma característica geográfica muito importante. A mão de obra é excepcional e com um povo trabalhador. É preciso ter fé. O Governo Municipal de Forquilhinha estará junto com a comunidade, com a população, para que a cidade volte a ser destaque no cenário do Sul do Estado e em toda Santa Catarina”, comenta.

O foco é fazer uma Forquilhinha mais desenvolvida para os moradores e também para receber os turistas. “Um município pujante, que recebe bem os turistas e que continua sendo o maior produtor de arroz de Santa Catarina. Desta forma, vamos trazer mais investimentos para Forquilhinha e estamos trabalhando para que a nossa cidade esteja cada vez mais bonita para aumentar autoestima do Forquilhinhense que ama esta cidade”, finaliza Neguinho.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.