23.7 C
Criciúma
terça-feira, abril 16, 2024

Fontanella Transportes completa três décadas de trabalho e dedicação

Lauro Müller

De uma modesta serraria a uma das maiores transportadoras do Brasil. Com uma frota de 700 caminhões, a empresa da família Fontanella, com sede em Lauro Müller, completa três décadas de trajetória pautada na dedicação, compromisso e tradição. Atualmente, são 21 filiais espalhadas por diferentes estados do Brasil e mais de 1.350 colaboradores. O sucesso ao longo de todos esses anos coloca o empreendimento entre os dez melhores do país no ramo.

“Nosso trabalho é pautado na seriedade e dedicação de uma família voltada para buscar sempre seus objetivos e, através disso, crescimento. Somos de origem italiana, que é uma origem empreendedora. Já temos a segunda geração muito ativa e presente na empresa. Tanto as meninas, quanto os meninos. Eles chegam na hora correta e não tem horário para sair. Isso é muito importante, essa dedicação muito forte. Acho que foi isso que fez a diferença na nossa empresa”, comemora o presidente do grupo, Valdir Fontanella.

O empreendedorismo na família Fontanella teve início em 1970 e, desde então, vem se consolidando no mercado. “Nós tínhamos uma madeireira que se originou no Distrito de Guatá. Em 1990, com a implantação da Mata Atlântica, foi determinada a paralisação da extração de madeira na região. Na época, ficou impossibilitado trabalhar nesse ramo. Neste momento, pensamos em tentar outra atividade, que foi o transporte”, acrescenta o presidente.

O desenvolvimento da empresa também passou por momentos delicados. Adversidades econômicas e a forte concorrência também fizeram parte da trajetória. ”Foi difícil, no início. Porque éramos uma família que não tinha muito conhecimento de estrada e viagens, mas, mesmo assim, sentiu-se essa necessidade, porque o ramo da madeira estava praticamente sucateado naquele momento”, enfatiza Fontanella. Após uma década de crescimento constante, fatores adversos trouxeram preocupação à Fontanella Transportes.

“Em 2001, passamos por uma crise muito pesada. Poucas pessoas acreditaram que a gente sairia dessa situação. Nós estagnamos. Pegamos várias concordatas de alguns clientes, com mais de um milhão naquela época. O pior de tudo é que as empresas nos ludibriavam que iriam pagar e só enrolavam. A situação foi se alongando e nossos compromissos foram vencendo. Mas aí, vendemos alguns caminhões e pagamos a dívida”, frisa Fontanella.

Dedicação e superação

Foram anos difíceis, mas para o presidente da empresa, “graças à força de vontade e união da família, superamos esse momento”. A partir daí, em 2006, a Fontanella Transportes retomou a compra de novos caminhões, visando ampliar a frota que havia sido vendida para pagamento das contas. Agora, três décadas depois, o empreendimento está entre os dez melhores do ramo em todo o Brasil. Para o ano que vem, 200 novos veículos de carga serão adquiridos.

“Nós fizemos da empresa a nossa vida”

Para o diretor de Logística e filho do presidente do Grupo, Ramires Fontanella, todo o sucesso é pautado em três fatores. “Dedicação, trabalho e união. Principalmente, a união da família que está veiculada a empresa. Cada um está em um setor e se vira. Isso faz com que o negócio cresça”, pontua. Mas, outra peça fundamental também faz parte dos resultados positivos alcançados até o momento. “A gente só conseguiu chegar aqui, também, por causa dos colaboradores, que pegaram firme desde o início. Nós fizemos da empresa a nossa vida, e aqui é a nossa família”, acrescenta.

O setor administrativo da Fontanella Transportes fica localizado no centro de Lauro Müller. Já a oficina e a manutenção dos veículos estão sediadas em Criciúma. Além de investir nessa área, a família também possui uma indústria de descartáveis e um posto de combustíveis. “Estamos consolidados”, finaliza o presidente da empresa.

 

Últimas