12.5 C
Criciúma
quinta-feira, abril 18, 2024

Florianópolis sedia maior evento científico sobre computação do Brasil

Neste domingo (18) e até a próxima sexta-feira (23), Florianópolis promove, como cidade-sede organizadora, o 41º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021), evento online que conta com palestras, painéis e outros atrativos.

O CSBC é o principal evento científico da área da computação no país. O tema desta edição é ‘Inovação e Transformação Digital: Enfrentando a complexidade e as incertezas do mundo contemporâneo’.

A coordenação é da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) com o apoio da Universidade do Estado de SC (Udesc), Instituto Federal de Educação de Santa Catarina (IFSC) e Universidade Regional de Blumenau (Furb).

“As organizações precisaram passar por transformações digitais muito rápidas, mudanças que levavam meses ou anos de intenso trabalho até serem implementadas tiveram que ser feitas de forma forçada e acelerada”, acrescenta uma das coordenadoras do evento, professora Michelle Wangham.

O professor Frank Siqueira, que também coordena o evento, acrescenta ainda que essas mudanças que exigem a ação da área da computação precisam ser feitas “de forma responsável, seguindo preceitos éticos, para garantir uma sociedade justa para todos e que permaneça evoluindo constantemente”.

Dos temas do CSBC 2021, destaque para inclusão digital, inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), segurança cibernética, indústria 4.0, ensino remoto, governos digitais e atuação profissional em novos contextos da sociedade. Michelle destaca os temas dos painéis relacionados diretamente ao tema central do evento: ensino remoto, contexto da computação na Indústria 4.0, e privacidade e proteção de dados.

O evento é voltado para professores e estudantes de educação básica, de graduação e pós-graduação, bem como profissionais do mercado de trabalho. “Para os estudantes, o CSBC é uma oportunidade ímpar de ter contato com uma série de assuntos que não são usualmente tratados nos currículos dos cursos universitários” diz Siqueira. Já para os profissionais da computação, considera importante em função da “troca de conhecimentos e o estabelecimento de cooperações e parcerias que impulsionam o desenvolvimento científico e a inovação na área”.

Informações sobre inscrições e programação completa estão no site do evento.

Últimas