19.4 C
Criciúma
sexta-feira, março 29, 2024

Fim de semana em SC é de alerta e risco de alagamentos e deslizamentos

A possibilidade de ventos fortes, chuva volumosa e mar agitado ao longo do fim de semana segue em Santa Catarina. A Defesa Civil emitiu alerta sobre o risco de deslizamentos e alagamentos pontuais.

Durante o sábado (19) a circulação marítima e a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica próximo à costa de Santa Catarina provocam chuva em todo o Estado. A condição deve se estender até a madrugada do domingo (20) e as temperaturas permanecem baixas.

Por conta do tempo encoberto e chuvoso, as temperaturas no decorrer deste sábado devem variar entre 7°C a 11°C nos Planaltos e Meio-Oeste, e entre 12°C e 15°C, nas demais áreas. A tarde, as máximas não passam dos 18°C no Litoral, enquanto nas outras regiões variam de 12°C a 16°C.

Chuvas

No litoral, há condição para volumes elevados de chuva em curto intervalo de tempo, principalmente no período da tarde e noite do sábado. No Litoral Sul, Grande Florianópolis, Médio e Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte os acumulados podem passar de 100 mm e o risco é alto para deslizamentos e alagamentos.

Já nas regiões do Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí, Planato Norte e Meio-Oeste o risco de deslizamentos e alagamentos é moderado e para o Oeste e Extremo-Oeste é baixo.

A Defesa Civil orienta sobre os cuidados em casos de alagamentos evitando o contato com as águas e não dirigindo em locais alagados. Além disso, recomenda evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.

O município de Garuva foi o que registrou a maior precipitação nas últimas 24 horas – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND
Mar agitado

A atuação do sistema de baixa pressão também provoca ventos fortes entre 50 e 70 km/h e deixa o mar agitado no litoral catarinense ao longo da noite deste sábado (19) e durante todo o domingo (20).

No Litoral Sul e na Grande Florianópolis as ondas podem chegar a 3 metros de altura. Enquanto isso, no Litoral Norte, as ondas chegam a 2,5 metros. O risco para ocorrências em virtude do mar agitado é alto no Litoral Sul e moderado na Grande Florianópolis.

A orientação da Defesa Civil é evitar navegações e atividades de pesca, evitar banhar-se ou praticar esportes náuticos e caminhar ou pedalar na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia.

Previsão do tempo para o domingo

No domingo, o sistema de baixa pressão se afasta para o oceano, cessando as rajadas fortes de vento. Contudo, ainda há previsão de chuva para o Litoral do Estado entre a madrugada e a manhã. Nas demais regiões, o tempo ainda permanece nublado e com poucas aberturas de sol.

A manhã de domingo será de temperaturas entre 6°C e 9°C nos Planaltos, Alto Vale do Itajaí e na região Oeste. Nas demais regiões, as temperaturas devem variar entre 11°C e 15°C.

Ao longo da tarde, as máximas não sobem muito, chegando aos 22°C no Litoral Norte e entre 14°C e 20°C, nas outras regiões do Estado.

Últimas