Famcri faz alerta para separação correta de lixo

O serviço é realizado por meio de convênio com a empresa Racli Limpeza Urbana

Foto: Arquivo Decom
- PUBLICIDADE -

O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) do município de Criciúma, previsto na Lei Federal nº 12.305, tem o objetivo de reduzir o impacto ambiental da cidade. Contemplando 70% dos bairros, a coleta seletiva, coordenada pelo Fundo de Saneamento Básico (Funsab), é um dos programas implantados para a função. O serviço é realizado por meio de convênio com a empresa Racli Limpeza Urbana, que disponibiliza três caminhões, de segunda-feira a sábado, recolhendo uma média de 110 a 130 toneladas de materiais recicláveis ao mês.

A Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri) conta com o aplicativo Rever, que tem como uma de suas funções, um lembrete automático avisando que o caminhão da coleta passará pela rua de cada bairro. Desde que estejam limpos e sem restos de comida ou bebida, todos os materiais recicláveis podem ser armazenados no mesmo saco de lixo. Essa é uma forma de conservação do objeto, e de não ocasionar mal cheiro e insalubridade aos catadores da cooperativa e associação. Nos lixos orgânicos, é importante que a população faça a separação, pois com a maioria deles pode ser feito compostagem.

- PUBLICIDADE -

Para descarte de pneus, lâmpadas, pilhas, óleo de cozinha, eletrônicos e móveis inservíveis, existe o Ecoponto, localizado no bairro Sangão, das 08h ás 17h. Os cidadãos podem destinar os materiais para o local, evitando assim o descarte em ambientes inadequados que possam ocasionar problemas de saúde. É importante reforçar sobre a adesão e conscientização, principalmente neste período de férias, onde a demanda de resíduos recicláveis aumenta consideravelmente.

Materiais recicláveis e não recicláveis

Os materiais recicláveis são papéis, plásticos, metais e vidros. Alguns exemplos: caderno, papelão, caixas de sabão em pó, embalagens de pães; garrafas de refrigerantes, bolsas plásticas, potes de doce, perfume, detergentes e demais embalagens plásticas; metais de todos os tipos; garrafas de cerveja, conservas, frascos de perfume, entre outros.

Já os não recicláveis consistem em lenços, papel higiênico, absorventes e guardanapos de papel sujos, fotografias, espuma, acrílico, espelhos, cerâmica, porcelana, tijolos etc.

Lixo orgânico

São os restos de alimentos, como, por exemplo, cascas de frutas, verduras e ovos que podem ser utilizados em hortas como adubos.

Dúvidas

Em casos de dúvidas referente à educação ambiental para saber sobre os materiais, as pessoas podem entrar em contato com a Famcri através de ligação pelo telefone (48) 3445-8811, WhatsApp via (48) 9-91553825, e-mail famcri@criciuma.sc.gov.br ou no próprio aplicativo Rever. Já para participar da coleta seletiva ou fazer reclamações, é via ouvidoria 156 ou pelo telefone (48) 3431-0121, com Funsab.

 

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.