Estadual: 17,5 mil doses da vacina Pfizer chegam na próxima semana

O lote será distribuído aos municípios de Florianópolis e São José. Serão 10.530 doses para Florianópolis e 7.020 para São José

Foto: REUTERS/ Direitos reservados
- PUBLICIDADE -

O Governo de Santa Catarina recebe no início da próxima semana, com previsão de chegada na segunda-feira, 3 de maio, a primeira remessa com 17.550 doses da vacina do laboratório Pfizer. O lote será distribuído aos municípios de Florianópolis e São José. Serão 10.530 doses para Florianópolis e 7.020 para São José.

“Essas doses, neste primeiro momento, serão utilizadas como um teste de logística de aplicação para os municípios da Grande Florianópolis”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário.

- PUBLICIDADE -

As doses vão chegar à Santa Catarina congeladas a uma temperatura de -20º graus. A essa temperatura, as doses podem ser mantidas por até 14 dias. Por esse motivo, neste momento, não haverá a necessidade de armazenar as doses em ultracongeladores.

Após sair da temperatura de -20º graus, as doses podem ser mantidas a uma temperatura de 2 a 8 graus por um período de cinco dias, o que facilita o transporte e a utilização pelos municípios.

“As vacinas que já utilizamos atualmente dos fabricantes Sinovac/Butantan e Oxford/AstraZeneca também são mantidas a uma temperatura de 2 a 8 graus, então os municípios já têm estrutura para este tipo de armazenamento”, explica o diretor da DIVE, João Augusto Brancher Fuck.

As doses da vacina Pfizer serão utilizadas para a vacinação de idosos com idade entre 60 e 64 anos. “Essa vacina também é aplicada em duas doses, com um intervalo de 21 dias entre a aplicação da dose 1 e dose 2. Por isso, quem tomar essa vacina deve ficar atento à data de retorno”, explica a gerente de imunização da DIVE/SC, Arieli Fialho.

Santa Catarina vai receber seis ultracongeladores do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde já informou que vai enviar ao estado de Santa Catarina seis ultracongeladores (4 de 500 a 600L e 2 de 700 a 800L) que farão parte da estrutura física da Central Estadual de Rede de Frio e também para abastecer as centrais regionais em uma futura expansão da estratégia de vacinação com a vacina da Pfizer. Ainda não há previsão de recebimento desses ultracongeladores.

Doses da vacina Sinovac/Butantan e Oxford/AstraZeneca devem chegar ainda nesta semana

Uma nova remessa de doses da vacina dos laboratórios Sinovac/Butantan e Oxford/AstraZeneca está prevista para chegar ao estado ainda nesta semana. Essas doses serão utilizadas na vacinação dos idosos com idade entre 60 e 64 anos, trabalhadores de saúde e profissionais das forças de segurança e salvamento. O estado ainda aguarda confirmação do Ministério da Saúde sobre o quantitativo de doses que será enviado ao estado e data.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.