19.3 C
Criciúma
quinta-feira, abril 25, 2024

Escola Padre Miguel Giacca celebra 99 anos com drive thru beneficente

Rumo ao centenário. É assim que a Escola de Educação Básica Padre Miguel Giacca encara a passagem de mais um aniversário, desta vez, comemorado de uma maneira diferente. Os 99 anos de fundação da instituição riomainense serão celebrados com um drive thru beneficente, para ajudar quem mais precisa. Nesta terça-feira, a partir das 19 horas, cobertores e alimentos não-perecíveis serão arrecadados em frente à escola e destinados às famílias carentes da comunidade.

“Os carros passarão aqui com os mantimentos. O coral da Unesc estará abrilhantando esse evento. Nós vamos enfeitar a rua junto à comunidade do Rio Maina com bandeirinhas, é o ponta-pé para o centenário, vai ser lindo. Todos têm que ajudar, porque é a nossa história”, comenta Andréia Pereira dos Santos Uggioni, assessora de direção da Escola Pe. Miguel Giacca.

A expectativa do corpo escolar está alta. “Queremos arrecadar 500 cobertores e toneladas de alimentos. O pessoal está abraçando bastante a causa”, projeta. A ação fará parte da campanha Cobertor Solidário da Rede Laço de Voluntariado, promovida pelo Governo do Estado junto às escolas da rede estadual de ensino. “A Polícia Militar e a CDL do Rio Maina também irão nos ajudar na organização”, completa.

Ícone para os riomainenses

A Escola Padre Miguel Giacca mistura-se com a história da comunidade do distrito de Rio Maina. Fundada em 19 de junho 1922 pela professora Custódia Cardoso de Oliveira, tornou-se uma das primeiras instituições escolares de Criciúma. Os primeiros alunos foram os filhos dos imigrantes italianos que povoaram a localidade, sendo alfabetizados pela Língua Portuguesa. Atualmente, são aproximadamente 1.200 estudantes, oriundos de diferentes bairros, frequentando a área de 10 mil metros quadrados situada na rua Carlos Rosa, número 50.

“Nós funcionamos nos três períodos, durante as manhãs, tardes e noites. Atendemos do Ensino Fundamental I até o Ensino Médio”, destaca Andréia. A Miguel Giacca conta com cerca de 100 funcionários e é comandada pela diretora Marilda Marcos Lopes.

Recado do governador

O governador Carlos Moises não deixou de parabenizar a escola da rede estadual pela data. “Eu sei da importância que essa escola tem para a região de Criciúma. Muitas pessoas de destaque da nossa sociedade já passaram por essa escola, grandes profissionais, empresários, inclusive o nosso ex-secretário de Educação, Professor Natalino. Vocês são as pessoas que constroem essa história, que plantam sementes importantes para o Sul do estado. Parabéns a todos, quem sabe no centenário a gente possa fazer uma visita”, afirmou em um vídeo divulgado nas redes sociais.

Luiz Fernando Vampiro, atual secretário estadual de Educação, também recebeu a camiseta comemorativa com os dizeres ‘Sou Giacca e orgulho-me disso’ e manifestou a alta expectativa para o momento em que a tradicional instituição atingirá os 100 anos.  “Essa camisa é o passaporte para que possamos estar juntos nessa linha de construirmos a grande comemoração no ano de 2022. Parabéns à comunidade escolar, diretoria, professores, pais e alunos desse grande colégio da cidade de Criciúma e de Santa Catarina”, enfatizou.

Últimas