Enem 2021: time do Criciúma é citado em questão do caderno de matemática

Professoras de Criciúma avaliaram a questão e afirmam que não há resposta correta; Questão pode ser anulada; Inep divulga o gabarito da prova na próxima quarta-feira, 1° de dezembro

Foto: Reprodução/g1

- PUBLICIDADE -

Thais Borges/Especial*
Portal TN Sul
Criciúma/Brasil

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Exame Médio (Enem), foi realizado neste domingo, 28. A avaliação contou 90 questões e citou o time do Criciúma Esporte Clube. Na questão, o candidato teria que realizar uma combinação de probabilidade para organizar um painel com placas de homenagem à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aos campeões da Copa do Brasil até o ano 2018. A pergunta pode ser anulada devido a análise de alguns professores, que mostra que nenhuma das respostas está correta.

Foto: Reprodução/g1
- PUBLICIDADE -

De acordo com com a reportagem do G1, publicada no site na noite deste domingo, professores de seis cursinhos foram entrevistados e afirmam que a questão com cinco opções para assinalar, não teria uma resposta correta. Ainda de acordo com portal, a questão é a de número 157 da prova rosa, a 138 da prova azul155 da prova cinza e 178 da prova amarela.

As professoras de matemática do ensino médio do Colégio Marista de Criciúma, Tatiana Roman e Regina Chede Collaço, resolveram a questão e chegaram a conclusão de que realmente não tem resposta correta, sendo a alternativa E a mais próxima do resultado. As professoras, mesmo assim, apontam erro de digitação da resposta ou inconsistência de dados na questão.

Professoras analisam a questão – Foto: Assessoria Marista

Elas trataram a resolução como uma combinação, mas mesmo tratando como arranjo, não é possível realizar a conta, já que faltam dados. Segundo elas, os professores estão tratando a questão em formato de combinação. O  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulga o gabarito correto da prova na próxima quarta-feira, 1° de dezembro.

*Estagiária Portal TN Sul, revisão coordenadora Maíra Rabassa

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.