22.9 C
Criciúma
terça-feira, abril 16, 2024

Empresa Júnior de Matemática Unesc está entre as 20 principais do país

Fundada em 2018 por um grupo de acadêmicos do Curso de Matemática da Unesc, a Promat Jr, empresa júnior que conta com a participação de seis estudantes de graduação e uma professora doutoranda, está entre as principais empresas juniores do país. O grupo ocupa a 20° posição do Top 50 no índice de Alto Crescimento da Brasil Júnior, ranking que conta com a participação de mais de 1.300 inscritos e ocupa a boa colocação da equipe em nível nacional se deve ao fato de recentemente o grupo ter firmado contrato com a prefeitura de Criciúma para atividades de formação de professores com a contratação de quatro acadêmicos bolsistas para realização das atividades.

Conforme o presidente da Promat, Gian Carlos da Silva, o trabalho junto aos docentes do Município coloca em um patamar de faturamento que representa destaque enquanto empresa júnior.

Para a professora doutoranda Viviane Raupp Nunes de Araújo, orientadora do grupo, o projeto tem grande relevância para toda a comunidade, pois ao mesmo tempo em que contribui no aperfeiçoamento dos professores da Rede Municipal de Ensino, desenvolve a formação didática e pedagógica dos futuros professores, que são os acadêmicos bolsistas do projeto. “Os bolsistas prestam assessoria aos professores da rede com plantões online e aulas em vídeo com explicação conceitual, todos sob minha orientação. Semanalmente estamos reunidos para estudar e planejar ações”, explica.

Gian, que está na reta final da graduação, atua na Promat desde a sua 2ª fase e já colhe os resultados do envolvimento no ramo. “Nas atividades oportunizadas pela empresa júnior nós podemos trocar experiências muito valiosas com quem já está no mercado, além de desenvolver habilidades como liderança, empreendedorismo, trabalho em equipe e o próprio contato com o mercado de trabalho. Hoje sou gerente de uma clínica e tenho convicção de isso é fruto das habilidades que adquiri enquanto participante do Movimento Empresa Júnior”, comenta.

O grupo, que possui visões e estratégias pedagógicas para a melhoria da qualidade do ensino da disciplina, planeja lançar já no próximo mês mais uma edição do curso online de Matemática Básica aberto à participação de toda a comunidade a partir de taxa de inscrição que também colabora com a manutenção da empresa.

Para acompanhar o trabalho realizado pelos acadêmicos e bolsistas basta seguir a página @promatjunior no Instagram. Mais informações podem ser obtidas também pelo e-mail promatjr@gmail.com ou pelo Whatsapp (48) 999738817.

Incentivo na Universidade

Considerada a principal ferramenta de educação empreendedora no ambiente acadêmico, o Movimento Empresa Júnior é uma realidade cada vez mais latente dentro da Unesc. Representado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), por meio do seu Departamento de Amparo às Empresas Juniores (EJ), as EJ’s da universidade passaram, em 2021, a compor um núcleo institucionalizado e autônomo, com foco na aproximação com a Federação de Empresas Juniores do Estado de Santa Catarina (Fejesc) e Brasil Jr, potencializando o diálogo entre a instituição e demais instâncias de representação em nível estadual e nacional.

A Universidade conta com uma equipe dedicada na sua Agência de Inovação (Aditt), por meio do Núcleo de Empreendedorismo, para apoiar o processo de criação e desenvolvimento da sustentabilidade das empresas juniores na Instituição.

Últimas