12.7 C
Criciúma
sexta-feira, abril 19, 2024

Dicas para evitar doenças e perigos nos cemitérios neste Dia de Finados

Neste Dia de Finados, 02, muitas pessoas costumam visitar os cemitérios da região e homenagear com flores pessoas que já se foram. Porém, há cuidados para evitar o acúmulo de água nos túmulos, já que isso propicia o aparecimento do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Segundo a Vigilância Epidemiológica as pessoas precisam evitar colocar recipientes que acumulam água. Em caso de vasos de flores artificiais, eles devem estar furados. Já os de flores naturais não devem conter plástico no entorno, e nenhum deles pode apresentar suporte de pratos.

Lei Estadual

A lei de Santa Catarina de n° 18.024, criada em 24 de outubro de 2020, estabelece normas para evitar a propagação de doenças transmitidas, tais como a febre amarela (Aedes albopictus) e dengue (Aedes aegypti).

Dentre os regulamentos estão:

Art. 3º Aos proprietários, locatários ou responsáveis por propriedades particulares, ou não, localizados no Estado de Santa Catarina, ficam obrigados a adotar medidas de controle que impeçam a proliferação de Aedes aegypti e Aedes albopictus, onde compete:

(…) III – trocar a água dos vasos de plantas em intervalos máximos de 5 (cinco) dias, manter plantas aquáticas em areia umedecida e manter com areia os pratos de vasos de plantas impedindo nos pratos águas emersas ou acúmulo de água (…).

Últimas