23.8 C
Criciúma
sexta-feira, março 29, 2024

Dia do Veterinário: Uma profissão que vai além dos pets

No dia 09 de setembro, é comemorado o Dia do Veterinário, profissão que vai muito além do cuidado com pets, se dedicando também ao ser humano e ao meio ambiente. Arthur Petroli é um médico veterinário que atua na área há sete anos. Desde a infância, gostava dos animais. A paixão é uma vocação que vem desde criança. A gente só vai se lapidando até se tornar médico veterinário”, conta Petroli. 

O profissional é especialista em felinos e atua em um hospital veterinário em Criciúma. Arthur também atende na cidade de Tubarão e faz consultas online de terapia comportamental para gatos. “Atualmente eu trabalho bastante com felinos. Mas eu gosto de todos os animais. Cão, gato, boi, vaca. A paixão é por todos os animais”, afirma o médico.

Ele revela que o atendimento é diversificado. “Tenho pacientes emergenciais com intoxicação, envenenamento, atropelamento e pacientes que precisam de cuidados com doenças virais, infecciosas. É muito amplo o atendimento”, ressalta. Segundo o veterinário, as doenças mais comuns que atingem os animais domésticos estão relacionadas com as estações do ano. “Se a gente for falar de cães, alguns animais têm quadros respiratórios, cinomose e virose. Com relação aos gatos, têm muitos pacientes com leucemia, aids e doenças renais”, confirma Petroli.

Veterinário não cuida só de bicho!

O papel de um veterinário vai desde o cuidado com os animais até os seres humanos e o meio ambiente. “As pessoas têm uma visão muito restrita do profissional e acham que ele é focado apenas no cuidado pet”, destaca Arthur. 

O médico veterinário usa o exemplo do leite para destacar a importância do profissional de veterinária. “O leite tem todo um preparo. Desde o produtor, com o aval do veterinário, chega no frigorífico, um veterinário que vai estar inspecionando e quando chega na prateleira do mercado, outro veterinário que vai dar o aval. Não é algo apenas para os animais. A gente trabalha tanto na saúde curativa quanto na preventiva dos animais, das pessoas e do meio ambiente”, revela.

Cuidados diários com os bichinhos: 

Seja adotado ou comprado, os cuidados com os pets são para uma vida toda. As dicas a seguir são para manter uma vida feliz e íntegra para o seu animalzinho:

-Manter o controle de doenças de ectoparasitas, como pulgas, carrapatos e vermes

-Fazer o protocolo vacinal conforme o veterinário recomendar

-Fazer a castração

-Oferecer uma ração de boa qualidade

-Fazer enriquecimento ambiental: brincadeiras, estímulos e dar bastante carinho.

Pandemia

De acordo com Arthur, a pandemia fez com que os donos de pet pudessem dar atenção redobrada aos bichinhos. “Os tutores estão conseguindo dar uma olhada mais a fundo no seu animalzinho dentro de casa e estão conseguindo fornecer até uma medicina preventiva que com a correria do dia a dia, às vezes podia passar despercebido. Com a pandemia, trabalhos home office e a quarentena, eles conseguiram verificar e trazer para o veterinário fazer uma avaliação preventiva”, conclui.

Últimas