18.6 C
Criciúma
quarta-feira, abril 24, 2024

Dia do tiro esportivo é instituído em Morro da Fumaça

Érik Borges

Morro da Fumaça

Foi instituído esse mês, em Morro da Fumaça, o “Dia Municipal do Tiro Esportivo”, que reconhece a prática desportiva do tiro como atividade de lazer e de incentivo ao desenvolvimento de valores morais, sociais, de aprendizado e pátrios. A lei foi aprovada na Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Agenor Coral.

O Dia Municipal do Tiro Esportivo, a ser comemorado anualmente no dia 18 de setembro, passa a constar do calendário oficial de eventos do município de Morro da Fumaça. De acordo com a lei, nesse dia, a administração pública poderá realizar atividades e/ou projetos relacionados à apresentação, treino, preparação, competição, seminários e palestras com o intuito de promover à conscientização da sociedade fumacense sobre a importância do esporte em questão.

Além disso, tem o intuito de fomentar boas práticas do esporte relacionado ao tiro, atraindo o público relacionado à segurança pública e segurança privada, praticantes de modalidades esportivas, simpatizantes do esporte de tiro e o público em geral interessado.

Segundo o proprietário do Clube de Tiro Fumacense, Julio Aguiar, o esporte tem cada vez mais ganhando adeptos e a cidade tem esportistas profissionais da modalidade, premiados, que participam de competições em diferentes Estados. “A lei do Dia do Tiro Esportivo, significa a valorização do esporte e também dos atletas locais que se destacam em competições regionais e nacionais. Atualmente, nós temos 12 atletas considerados profissionais atuando pelo clube de Morro da Fumaça”, revela Aguiar, que também compete profissionalmente.

O Clube de Tiro Fumacense, está filiado na Liga Nacional de Tiro ao Prato e também uma das pioneiras da Regional Sul TRAP50, famoso campeonato regional que envolve clubes do sul de Santa Catarina.

Julio ressalta a importância de o tiro esportivo ser fomentada no município e em toda a região. Nesse fim de semana, a equipe do tiro ao prato realizou um treinamento. E na ocasião, o prefeito de Morro da Fumaça, juntamente com o vice-prefeito e o presidente da Câmara estiveram presentes para prestigiar a equipe que leva o nome da cidade para as competições.

“As autoridades fizeram uma instrução, conheceram a estrutura atual”, conta Aguiar. Ele revela que está programada uma competição para a semana do Dia do Tiro Esportivo em Morro da Fumaça ainda neste ano e que isso abrirá novos caminhos de incentivo para que outras pessoas se aprendam mais sobre o que se trata o esporte e a importância em saber lidar com armas.

Jogos Abertos de Santa Catarina

Na ocasião, foi levantada a possibilidade de a equipe de tiro ao prato participar da próxima edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) representando Morro da Fumaça. “Vamos ver essa possibilidade de darmos esse apoio, pois acho importante na vida das pessoas e também para levar o nome do município a nível estadual”, diz o prefeito Agenor (Noi) Coral.

O chefe do Poder Executivo conheceu a estrutura e revela que isso serviu de motivação para ver a importância da modalidade como um esporte educativo. “Aqui sempre tivemos muitos destaques no tiro ao prato. Só que eles algumas vezes disputavam em outros municípios. Mas agora iniciou treinamento, uns dos que já ganharam muitos prêmios está em treinamento agora e o município tem interesse em ser representado no Jasc nessa modalidade”, revela Coral.

 

 

Últimas