19.3 C
Criciúma
quinta-feira, abril 25, 2024

Dia do Médico: Tecnologia de ponta em diagnósticos

Tiago Monte

Criciúma

Um dos momentos mais importantes, durante uma consulta médica e acompanhamento de pacientes, é a realização dos exames e a obtenção dos diagnósticos. Para isso, é importante que o trabalho seja feito com precisão e credibilidade. Médicos patologistas experientes e altamente qualificados apresentam diferenciais aos médicos. “Acreditamos que o resultado do nosso trabalho não é só um laudo, é uma conversa, um consenso entre médicos. “A gente atende consultórios médicos e hospitais. O pessoal que faz uma endoscopia, por exemplo, retira uma biópsia e traz para nós para fazer o diagnóstico no laboratório. O pessoal que tem lesão de pele: retira e traz para fazermos biópsia. Quem faz uma cirurgia, tem um câncer, tira uma mama: tudo vem para nós”, comenta o médico patologista, Patrick Amboni Canela, Diretor Técnico do Laboratório Patogene.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Biópsias e peças cirúrgicas, que são retiradas em hospitais, nas cirurgias, são analisadas pela equipe liderada por Patrick. “São analises anatomopatológicas. A gente faz também Imunoistoquímico, que é um exame complementar e mais avançado. Ele faz marcadores específicos para determinar o tratamento do câncer. Hoje é muito importante esse exame, pois têm muitos remédios novos, em termos de quimioterapia e imunoterapia, que utilizam marcadores específicos para cada tipo de tumor”, diz.

Atualmente, os marcadores definem o perfil de cada paciente. “Eles mostram se o paciente pode usar um tipo de medicamento ou outro. O mesmo tipo de câncer, mas em pessoas diferentes, tem perfis de marcadores – que são proteínas que expressam mutações daquele câncer – e utilizam medicamentos diferentes. É uma tecnologia de ponta e o que tem de mais moderno no mercado”, comenta.

Foco total na qualidade e no crescimento

Patrick destaca o foco do laboratório: na qualidade. “A gente está se habilitando para ter controle de qualidade pelo Programa de Acreditação e Controle de Qualidade da Sociedade Brasileira de Patologia PACQ-SBP. É o único programa em controle de qualidade em patologia do Brasil”, explica.

Os laudos também são oferecidos on-line, de acordo com os critérios do Conselho Federal de Medicina e a certificação digital que é necessária. Para breve, o laboratório oferecerá também análises de patologia molecular. “Temos parceiros em São Paulo e Porto Alegre que fazem. A gente terceriza isso. É um exame muito avançado e que tem muito estudo ainda. Pretendemos trazer para cá no futuro próximo”, destaca.

Além dos patologistas, o laboratório possui uma equipe técnica que auxilia no processamento dos dados. “Nós somos quatro médicos patologistas e temos os técnicos que preparam os materiais para a gente. Eles fazem todo o processamento para aprontarem a lâmina de tecido. Ali a gente vê e faz os diagnósticos”, pontua.

Outro diferencial do Patogene é o exame de citopatologia. “Não é um exame de tecido, mas, sim, de célula. Qualquer raspagem de célula. O principal deles é o preventivo ao câncer de colo de útero. Citopatologia convencional e também em meio líquido. São duas formas diferentes de fazer e realizamos ambas”, finaliza.

Últimas