12.5 C
Criciúma
quinta-feira, abril 18, 2024

Defesa Civil alerta para chuvas intensas em SC no fim de semana

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um aviso meteorológico para o final de semana que está chegando. Segundo o órgão, as regiões do Litoral catarinense devem se preparar para dias chuvosos até o meio-dia do próximo domingo (31), com acumulados entre 70mm e 100mm.

Os acumulados de chuva no período podem ainda passar do esperado em alguns municípios catarinenses.

Com início às 11h45 desta sexta-feira (29), o deslocamento de umidade do mar para o continente, provocado pelos ventos de circulação marítima dos quadrantes sudeste e nordeste, deixará o tempo instável e com chuva nas regiões do Baixo e Médio Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e parte do Litoral Norte e Sul, conforme o mapa:

O Planalto Sul também será abrangido pelas condições climáticas chuvosas, mas de forma menos intensa que o restante das regiões pintadas em amarelo e laranja no mapa.

A chuva é intensificada ainda pela presença de áreas de baixa pressão em médios níveis da atmosfera. Isso resulta em precipitações mais intensas, persistentes e volumosas.

O risco para ocorrências como alagamentos, deslizamentos e enxurradas é alto nas áreas em laranja do mapa. Nas áreas amarelas, o risco é moderado.

Confira recomendações da Defesa Civil

Em casos de alagamentos e inundações, a Defesa Civil recomenda evitar contato com as águas e não dirigir em locais alagados. Transitar em pontilhões e pontes submersas também deve ser deixado em segundo plano.

O cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões deve também ser redobrado. Já em casos de deslizamentos de terra, deve-se cuidar para alguns sinais de perigo, como a inclinação de postes ou de árvores nos locais.

Qualquer movimento de terra ou rochas próximo de sua casa pode ser considerado como um alerta para desmoronamentos, assim como o aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.

Confira as temperaturas para este sábado (30):

Litoral Norte: 19°C / 22°C;
Planalto Norte: 14°C / 23°C;
Grande Florianópolis Litorânea: 19°C / 22°C;
Grande Florianópolis Serrana: 15°C / 20°C;
Vale do Itajaí: 15°C / 22°C;
Litoral Sul: 16°C / 24°C;
Planalto Sul: 10°C / 21°C;
Meio-Oeste: 14°C / 25°C;
Oeste: 14°C / 26°C;
Extremo-Oeste: 16°C / 28°C.

Com informações do NDmais

Últimas