12 C
Criciúma
quinta-feira, abril 18, 2024

Cultura herdada dos antepassados permanece no cotidiano

Geórgia Gava

Cocal do Sul

Cocal do Sul herda a cultura italiana dos antepassados, sem deixar de lado as tradições presentes no cotidiano. Um povo com raízes e conquistas ligadas à dedicação daqueles que saíram de pequenas colônias oriundas da Itália em busca de desenvolvimento – característica que marca, até hoje, quem carrega o gentílico cocalense.

Do prato de polenta servido à mesa, ao canto italiano dos já conhecidos corais de Cocal do Sul. Assim, com dedicação, mantém-se viva a cultura do município. Com o objetivo de cultuar tudo o que está ligado aos antepassados, foi criada uma entidade, sem fins lucrativos, e reconhecida como Utilidade Pública Municipal e Estadual na cidade cocalense.

“O Círculo Italiano de Cocal do Sul tem como principais objetivos, resgatar e preservar as raízes culturais, cívico-culturais, artísticas, esportivas, recreativas, além do intercâmbio cultural, turístico, tecnológico e comercial com as províncias italianas, que estão intimamente ligadas ao movimento imigratório do nosso município e que venham de interesse da associação, pugnar pela manutenção do dialeto”, afirma o presidente da entidade, José Orlei Sartor.

Além disso, a entidade promove o conhecimento da língua italiana e dos costumes oriundos dos imigrantes e de seus descendentes “O círculo também tem como objetivo registrar e arquivar publicações e artigos ligados à história da colonização italiana, manter intercâmbio de informações e programações de eventos que possam contribuir para o desenvolvimento e consecução das finalidades, e, também, favorecer e estimular todas as iniciativas em favor da conservação e divulgação das nossas tradições e origens”, acrescenta Sartor.

O Círculo Italiano de Cocal do Sul não possui sócios, e sim, uma diretoria que planeja e auxilia as atividades exercidas pela entidade. “Todos que amam a cultura italiana fazem parte do círculo, independente de raça e outras opções. Temos uma equipe de chefs de gastronomia e fazemos parcerias, sem fins lucrativos, com as entidades locais, como o Lions Club e a Apae”, enfatiza o presidente do grupo.

A entidade tem parceria ativa com o Centro de Cultura Italiana, localizado em Curitiba, e com a Administração Municipal, no que tange o ensino da língua italiana aos estudantes do município, bem como os adultos que tenham interesse.  “Temos, também, participação ativa no Pacto de Amizade com a Cidade de Soverzene (Belluno-Itália), tendo como objetivo intercâmbios culturais”, frisa Sartor.

Um dos maiores projetos lançados pelo Círculo Italiano de Cocal do Sul é o “La Nostra Gente”. “É um domingo inteiro em uma comunidade rural, começando com a celebração da missa rezada em italiano, jogos de cartas, bocha e mora. Com almoço típico e café da tarde. Durante o dia muita música, conversa, apresentação de corais locais, programa de rádio, museu representativo daquela comunidade e participação da Epagri com o intercâmbio de sementes”, comenta Sartor.

Os cocalenses, sobretudo os que integram a Círculo Italiano, prezam pela cultura, tradições, costumes, língua e o dialeto dos colonizadores. “O resgate do passado e toda a sua história riquíssima vai representar para as gerações atual e futura a valentia, a coragem e a fé para o enfrentamento das dificuldades de hoje. Somos felizes por pertencer e morar em um município tão próspero e o Círculo Italiano cresce proporcionalmente ao desenvolvimento da cidade. Nos faz bem viver em Cocal do Sul”, finaliza o presidente.

 

Últimas