22.6 C
Criciúma
sexta-feira, abril 19, 2024

Unimed de Criciúma fecha negócio milionário

Tiago Monte

Criciúma

O maior negócio, na área da saúde, no Sul de Santa Catarina, está próximo da concretização. A Unimed será a nova proprietária do Hospital São João Batista e do Laboratório Búrigo. O negócio gira em torno de R$ 70 milhões de reais e foi aprovado em assembleia, na noite desta terça-feira, dia 17, realizada na Acic. “É um grande dia para a saúde, principalmente para o grupo de proprietários da Unimed, que são 460 médicos. Tem que ter muito orgulho de ter essa empresa”, destaca o presidente da Unimed Criciúma, Leandro Avany Nunes.

O Hospital São João Batista já era administrado pela Unimed há quase dois anos. “Nesse momento, a Unimed faz arrendamento. No dia 19 de setembro faz dois anos da administração e isso foi fundamental para a saúde da região toda. São 600 mil habitantes da Amrec e Amesc. Nós estamos atingindo, nessa semana, 78 mil clientes nas duas regiões. Há dois anos e quatro meses, iniciamos a gestão com 64 mil clientes – o maior investimento do sistema de saúde do Brasil”, diz.

Agora, a aquisição faz parte de uma estratégia de mercado. “No Brasil, Hapvida e Notredame, nossos concorrentes diretos, tem oito milhões de usuários, os dois juntos, e, em quatro anos, investiram cinco bilhões de reais em fusões e aquisições. Nossos concorrentes, eles, além de muito maiores do que nós, são vorazes. E essa gestão, diretoria e conselhos da Unimed, dentro de uma estratégia de combate à concorrência, entendeu que fazer algo parecido com o que eles estão fazendo”, destaca Leandro.

E o que, de fato, o negócio trará de benefícios aos usuários? Em um futuro próximo, os valores das mensalidades devem baixar. “Quanto maior e mais robusto for o plano de saúde, ele consegue baratear o preço. Queremos baixar o preço e manter a qualidade, assim, pessoas que não conseguem ter o plano de saúde, hoje, poderão ter. Para quem é cliente Unimed, importa muito, pois vamos poder baixar o preço ou dar mais qualidade na assistência. Para quem não é cliente, a nossa luta é para que passe a ser”, pontua. “Aumentando o volume, poderemos baixar o preço para ter mais pessoas no plano de saúde com qualidade. Com a Unimed crescendo, é possível baixar o valor para quem está ou vai ser cliente”, completa Leandro.

Manutenção das duas bandeiras

Tanto o Hospital São João Batista quanto o Laboratório Búrigo manterão os nomes no mercado. “Existe um carinho do cliente com o laboratório, a expertise do Búrigo, assim como existe do São João Batista. Quando você faz aquisição ou fusão com uma empresa que tem mais expertise naquele negócio que a sua, é interessante que a bandeira se mantenha durante um período longo ou para sempre. Isso para não perder o cliente que não era seu e, sim, daquela bandeira. Essa é a estratégia montada no momento”, comenta.

Com a aquisição do Laboratório Búrigo, a Unimed Criciúma se consolida como maios laboratório do sistema em Santa Catarina. “Nossa meta é chegar à terceira posição em número de clientes. Porém, passamos a ser o maior laboratório do sistema Unimed em Santa Catarina. Hoje, somos terceiro – atrás de Joinville e Litoral. Com a aquisição, passamos ao primeiro lugar. É o maior laboratório do sistema Unimed”, ressalta.

O Hospital São João Batista seguirá atendendo pacientes que são clientes de outros planos de saúde. “A gente quer expandir. Têm muitos planos de saúde que não são nossos concorrentes, já tem outros que são, mas é interessante que a gente atenda, nesse momento. Então, vamos manter e ampliar. Assim como o Laboratório Búrigo, que mantém todos os planos e negócios. Ainda amplia”, comenta Leandro.

São 78 mil clientes na Amrec e na Amesc

Atualmente, a Unimed Criciúma está em quarto lugar no ranking estadual da empresa. Elas são avaliadas por números de clientes e não por tamanho financeiro. “A nossa Unimed, quando iniciamos a gestão, era a quinta do Estado. “Nós, nesse período de intenso trabalho, estamos com 78 mil clientes e a Litoral com 68 mil que se mantém. Isso que a região deles é muito mais rica e maior. Hoje, somos a quarta colocada no Estado. Nossa meta é chegar à terceira posição em número de clientes”, destaca o presidente.

A liderança estadual é de Florianópolis que atende quase 1,2 milhão de pessoas. “Ela tem 190 mil clientes. Segundo lugar está a de Blumenau com 121 mil clientes. São áreas muito grandes e populosas, além de serem regiões ricas. Em terceiro está Joinville com 90 mil clientes – que deveria ter 200 mil, mas lá a concorrência é grande. Éramos os quinto colocados, atrás da Unimed Litoral, que é Itajaí e Camboriú, que tinha 68 mil clientes e nós 64 mil. Isso quando entramos”, comenta Nunes.

A busca, agora, é a melhoria de produtos e planos, na Unimed Criciúma, para dar mais assistência a mais pessoas. “Entendemos que a aquisição e fusão é um bom negócio para a Unimed. Nesse trabalho, identificamos o Laboratório Búrigo, no mercado, como uma referência – o melhor laboratório e similar ao da Unimed. Nesses últimos 10 anos, a gente vem tentando alcançar a expertise do Laboratório Búrigo e isso é difícil, pois ele, por DNA, é laboratório e nós somos plano de saúde e hospital. A partir daí, surgiu a oportunidade de um grande negócio”, finaliza Leandro.

Grupo Búrigo anuncia decisão

Com a promessa de reforçar o crescimento e a forte presença no Sul Catarinense, o Grupo Búrigo anunciou a aprovação da inclusão do Laboratório Búrigo à Unimed Criciúma, após Assembleia Geral Extraordinária.

De acordo com o Grupo Búrigo, a união entre Grupo Búrigo e Unimed Criciúma chancela um novo marco no mercado de saúde Catarinense. “O somatório das forças dessas duas grandes marcas Sul Catarinenses é mais um passo na busca incansável pelo atendimento em saúde pensado no cliente, pautado em tecnologia de ponta e credibilidade”, informa o Grupo Búrigo, acrescentando que segue suas operações normalmente, certo de que o sucesso da transação proporcionará ainda mais saúde de qualidade a toda população do Sul Catarinense.

A empresa ressalta que há mais de 40 anos atua no Sul Catarinense oferecendo o que há de mais moderno e tecnológico, buscando sempre superar positivamente as expectativas dos clientes em todas as 17 unidades de atendimento em análises clínicas.

“Atualmente, a cada mês, realizamos cerca de 100 mil exames laboratoriais e aplicamos mais de mil vacinas. Números que crescem exponencialmente a cada ano. Somos a única empresa de saúde Sul Catarinense com acreditação PALC (a mais rigorosa do segmento de análises clínicas – e há quase 15 anos contamos com a certificação ISO 9001”, informa o comunicado oficial.

O Grupo Búrigo empresa direta e indiretamente, aproximadamente de 150 pessoas, além de ser um dos maiores e mais reconhecidos laboratórios de análises clínicas das regiões Amural, Amrec e Amesc, figurando entre os maiores do Estado.

Últimas