13.2 C
Criciúma
sábado, abril 20, 2024

Criciúma recebe novos sistemas de esgotamento sanitário

O Governo do Estado, a CASAN e a Prefeitura Municipal entregaram, nesta quarta-feira, dia 15, duas grandes obras para Criciúma: a implantação do sistema de esgoto para a Grande Próspera e a expansão dos serviços de coleta e tratamento da Região Central para os bairros São Luiz e São Michel.
Os investimentos, que chegam a R$ 87 milhões, elevarão para aproximadamente 50% a cobertura em coleta e tratamento de esgotos na cidade mais populosa do Sul do estado. Os recursos para a infraestrutura na Grande Próspera foram obtidos com a Caixa e, para o São Luiz e Michel, foram financiados com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
Durante o evento de inauguração também foi assinado um convênio no valor de R$ 26 milhões entre a Prefeitura de Criciúma e CASAN para a repavimentação das vias que passaram por obras de saneamento.
O prefeito Clésio Salvaro agradeceu à família CASAN presente em Criciúma e salientou a importância da infraestrutura de esgoto entregue para a cidade. “Aqui estamos investindo na vida das pessoas”, destacou.
 A presidente da CASAN, Roberta Maas dos Anjos, ressaltou o apoio do Governo do Estado para o avanço do saneamento e o reconhecimento da Companhia pelo mercado financeiro para obtenção dos recursos necessários para o setor.
“Com os investimentos que o Governo está direcionando para o saneamento conseguimos fazer as entregas que os municípios necessitam. Criciúma já está entre as cidades brasileiras com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano e essas ampliações trarão ainda mais qualidade de vida e condições de crescimento sustentável”, ressaltou a presidente.
Com uma rede coletora de quase 90 quilômetros, o sistema da Grande Próspera vai beneficiar mais de 33 mil moradores dos distritos de Vila Rica, Próspera, Argentina, Brasília, Imigrantes, Ceará, Jardim Maristela, Nossa Senhora da Salete e Morro do Céu. Para atender essa região, Criciúma ganhou uma nova Estação de Tratamento, construída na Vila Sellinger.
A expansão dos serviços para os bairros São Luiz e Michel permitiu o assentamento de quase 40 quilômetros de redes de coletoras, 2 quilômetros de emissários e 2.482 ligações domiciliares, beneficiando cerca de 10 mil moradores.
Foi ainda construída uma Estação Elevatória de Esgoto na Avenida Santos Dumont. Localizada nas proximidades do Cemitério Municipal São Luiz, a estrutura será responsável por bombear todo o esgoto coletado no bairro até a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do Bairro Santa Luzia, que também passou por obras de ampliação.

Últimas