Criciúma: Projeto Kart Satc realiza último teste de pista em 2021

Alunos do técnico em Manutenção Automotiva montaram e idealizaram toda a estrutura do veículo

Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -

A evolução do mercado automotivo avança em ritmo acelerado, isso porque, novas tecnologias vão surgindo para suprir diferentes demandas e funcionalidades. Seguindo na mesma tendência, o curso técnico em Manutenção Automotiva do Colégio Satc propõe um olhar moderno para área a partir de disciplinas voltadas para veículos elétricos e híbridos, transmissões automáticas, veículos autônomos e o que envolve a profissão técnica do setor. Para aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, os alunos da 4ª fase foram desafiados a desenvolverem toda a estrutura de um kart durante o semestre e que contou com a realização do último teste de pista do protótipo em um kartódromo.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

- PUBLICIDADE -

O kart elaborado com multidisciplinaridade, utilizou os conteúdos da disciplina de Remanufatura de Motores para que fossem trabalhadas a preparação e regulagem do motor do veículo. “Os alunos desenvolvem toda a parte prática, desmontagem do motor completo, medições de cilindrada e taxa de compressão, para depois calcular um possível aumento de potência neste motor. Já na disciplina de Projetos de Mobilidade, foi desenvolvido todo estudo estrutural do chassi, freios e aprimoramento e melhorias do mesmo”, explica o professor, Rafael Ugioni.

Para o encerramento de mais um ciclo de aprendizagem, a turma foi até a pista de Santa Apolônia em Morro da Fumaça, para testarem o protótipo em um kartódromo real. “Fui uma tarde bem legal com os alunos, eles gostaram bastante pois muitos nunca tinham andado de kart. Com essa experiência eles puderam sentir realmente como é uma competição em si, fazendo esse teste de rodagem, destaca Ugioni.

“Lá no kartódromo realmente foi uma experiência fora do normal, porque eu nunca tinha andado de kart. Quando eu pilotei o nosso projeto eu realmente senti toda aquela potência que a gente tinha arrumado no veículo, onde havíamos projetado para ser dessa forma”, conta o aluno, Arthur Marques Biella.

Formação técnica

Com uma grade curricular voltada à indústria automotiva, o curso forma profissionais para atuarem na área automobilista à quatorze anos. Durante este período, a grade de disciplina vem sendo atualizada constantemente para acompanhar a evolução do mercado automotivo.

“O curso também tem um olhar para as competições que envolvem este universo, temos ex-alunos que hoje trabalham nas montadoras Volvo e Volkswagen com uma ligação direta com os veículos de competição como a Fórmula Truck, assim como em outras modalidades, a Porsche cup e Rally dos Sertões”, expõe o coordenador do curso, Adelor Felipe da Costa.

Ainda conforme Costa, o curso possibilita uma formação nas mais diversas áreas, por conta da diversidade de aprendizagens práticas. “A Satc busca sempre o envolvimento dos alunos do técnico com projetos do Centro Universitário UniSatc, como baja Satc e Aero Satc. Além dos projetos desenvolvidos pelo próprio curso de Manutenção Automotiva em parceria com o curso de graduação em Engenharia Mecânica, que possibilitam novas experiências de ensino”, enfatiza.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.