24.3 C
Criciúma
sexta-feira, abril 19, 2024

Criciúma: Praça do Congresso será mesmo cercada

Tiago Monte / Thais Borges

Criciúma

Alvo de muitas polêmicas e discussões, o cercamento da Praça do Congresso vai mesmo acontecer. A garantia é do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, que atendeu a imprensa, na manhã de quinta-feira, na atafona do Parque dos Imigrantes. O líder do Executivo criciumense garante que o projeto será “extraordinário” e que, ainda segundo Salvaro, atualmente, as famílias não podem frequentar o local, que é usado para a prática de “sexo explícito” e “para se drogar”. “Eu sei que, como qualquer obra de impacto, tem quem é favorável e quem é contra. Mas nós já temos experiência e aquela praça não dá para deixar aberta. Ali a família não pode frequentar, porque têm pessoas que utilizam o ambiente para fazer sexo explícito, para se drogar… ‘Ah, prefeito, coloca a polícia’, mas, então, em cada praça vou ter que colocar um policial? Aí não dá”, dispara.

O prefeito assegurou que haverá também uma melhora na iluminação e arborização do local. “Aquela praça vai receber uma melhora significativa tanto no cercamento, quanto na arborização e na iluminação. É um projeto extraordinário que vai deixar a cidade de Criciúma valendo muito mais. A equipe técnica está elaborando o projeto e quero ver se no próximo mês vai para licitação”, diz.

 Outra inovação anunciada por Salvaro é a criação de um túnel no subsolo que ligará a Mina de Visitação Octávio Fontana e o Mirante Realdo Santos Guglielmi, no Morro Cechinel. A previsão é que o projeto seja entregue no dia 6 de janeiro de 2023. O túnel terá um quilômetro de extensão e 100 metros de profundidade. Também será feito um outro acesso com um elevador. Além disso, o mirante terá uma plataforma de vidro, um parque e um restaurante panorâmico.”Em cima dele também vai ser instalado um grande telescópio. Quem gosta do turismo de aventura ficará deslumbrado”, afirma Clésio Salvaro.

Um projeto que também está na mira do governo municipal é a construção de um planetário. Esse outro projeto, segundo o prefeito, foi apresentado para o governador Carlos Moisés nesta quarta-feira, 15, junto do presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Zalmir Casagrande e do chefe da Casa Civil, Eron Giordani. “Dependendo da negociação do terreno ou não, nós vamos construir um planetário e também um observatório. Próximo a ele, vamos construir uma réplica do Stonehenge”, revela o prefeito. O stonehenge é um monumento do período neolítico e fica localizado no sul da Inglaterra.

Últimas