30.4 C
Criciúma
sexta-feira, março 29, 2024

Criciúma: com foco em ações sustentáveis, Semana ODS na Prática é aberta

Criciúma

A Semana ODS na Prática, promovida pelo Comitê Criciúma, foi lançada na tarde desta segunda-feira, dia 20, na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic). O evento, que ocorre anualmente desde 2019, irá até o próximo sábado, 25, com a propagação de diversos projetos sustentáveis de entidades, empresas e instituições signatárias da região.

Na oportunidade, além do cronograma da semana, ainda foi apresentado o portal do Observatório ODS 2030, que abrange os municípios da Região Carbonífera e do Vale do Araranguá. Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O ODS na Prática iniciou em 2019 e é realizado sempre na última semana de setembro, em vários países, em comemoração a assinatura do documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030”.

Atualmente, em Santa Catarina são, aproximadamente, 900 signatários, distribuídos em 77 municípios e articulados em 14 comitês, representados por pessoas físicas, organizações de classe, organizações da sociedade civil, instituições de ensino, empresas e poder público. O Comitê ODS Criciúma é composto por 56 signatários.

“É o momento de conhecer o que está sendo feito na nossa região e aprender como cada um pode se integrar aos ODS”, explica Regina Freitas Fernandes, coordenadora geral do Comitê Criciúma. O objetivo do movimento é a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada. “A proposta é que a gente olhe para esses temas de forma integrada, que certamente irão perpassar de 2030 e teremos outros temas que chegarão a esse contexto. Os ODS tratam de grandes temas, desde a erradicação da pobreza, até a parceria para o desenvolvimento sustentável”, cita Adelita Adiers, consultora de responsabilidade social da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

Todos os signatários participantes dos projetos são voluntários. “Ninguém recebe nada financeiramente, mas recebemos muito em relação com as pessoas”, destaca Neto Nunes, representante do Bairro da Juventude. “Trata-se de um movimento que integra todas as esferas da sociedade para um objetivo em comum: a união para a construção de um mundo mais pacífico, justo e sustentável”, pensa Valcir José Zanette, vice-presidente da Acic.

Observatório 2030

A Satc, em parceria com o Comitê Criciúma, desenvolveu o portal Observatório ODS 2030, onde os internautas poderão acompanhar dos dados de todos os municípios da região. São números e gráficos de fontes oficiais que facilitam avaliações, estratégias e impulsionam a tomada de decisões e a criação de políticas e programas para a melhoria da qualidade de vida e o cumprimento das metas dos ODS. Os indicadores conferem uma visão analítica e revelam os cenários do Sul catarinense. O endereço eletrônico é: observatorioods.satc.edu.br.

“Quando fizemos a primeira reunião do Comitê Criciúma, em fevereiro de 2019, sentimos a necessidade de termos dados da nossa região. Como trabalhar os ODS, se não sabemos qual ODS é o mais deficitário? O portal está disponível como fonte de pesquisa para todas as instituições e o poder público”, informa Regina.

Programação

  • Segunda-feira, dia 20/09

– Abadeus: 9 horas, live de lançamento da Campanha “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, destacando a importância do recolhimento de lixo eletrônico.

– Rádio Cidade em Dia: 12h30, programa especial com a participação de signatários, falando da integração nos ODS e das ações desenvolvidas.

– Fundação de Meio Ambiente de Nova Veneza (FUNDAVE): plantio de árvores nativas na área de Preservação do Rio Mãe Luzia.

  • Terça-feira, dia 21/09

– Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (FAMCRI): das 9 às 16 horas, ações relacionadas ao Dia da Árvore na Praça Nereu Ramos, no Centro de Criciúma.

– Indústria Carbonífera Rio Deserto Ltda: doação de mudas de eucalipto melífero para os apicultores que fazem parte da Associação de Apicultores de Içara.

– Librelato Implementos Rodoviários: plantio e distribuição de mudas de árvores na própria empresa e também em entidades parceiras como Hospital São José, Bairro da Juventude, Colégio Marista, SATC e outros.

– Indústria Carbonífera Rio Deserto Ltda: 13h30, palestra “Carvão Mineral, processo de extração, sustentabilidade e os ODS”, na Escola Professora Maria Brogni, em Treviso. A empresa também distribuirá mudas de árvores nativas aos estudantes.

– Colégio Marista: 17 horas, campanha “Adote uma árvore”, em parceria com a Librelato. A instituição de ensino doará mudas nativas para famílias e colaboradores.

– Coopera: 19 horas, na Coopera, em Forquilhinha, a palestra “Como construir hábitos para consumo consciente”, com Letícia Zanini.

  • Quarta-feira, dia 22/09

– Abadeus: 14 horas, palestra “Conscientização para o descarte correto de lixo eletrônico”. O assunto será pauta de conversa com os alunos da instituição.

  • Quinta-feira, dia 23/09

– Instituto Felinos do Aguaí: campanha de vacinação gratuita de animais domésticos. A ação será realizada em parceria com a Fundação de Meio Ambiente de Treviso (FUNTREV) e acontecerá na Praça de Treviso, das 8 às 16 horas.

– ACIC: plantio de mudas, às 16h30 na sede da entidade, com os colaboradores da Associação.

– SATC: ação junto aos alunos dos cursos técnicos, durante a tarde, voltada ao plantio de árvores, também em parceria com a Librelato.

  • Sexta-feira, dia 24/09

– Fundação do Meio Ambiente de Forquilhinha (FUNDAF): distribuição de mudas nativas. A ação, em parceria com a Librelato, acontecerá das 9 às 16 horas, na Rua Coberta, bem no centro do município.

– Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (FUNDAVE) e Vanelise Confecções: distribuição de mudas de árvores nativas. Das 7 às 13 horas, no Distrito de Caravaggio, ao lado do salão de festas.

  • Sábado, dia 25/09

– Vanelise Confecções: “Pedalada ambiental”. A ação envolverá a comunidade, sairá da Praça de Nova Veneza, às 8 horas, e seguirá até a comunidade de São Bento Alto.

– Alguns signatários do Comitê ODS Criciúma também estarão na Praça Nereu Ramos, das 9 às 11 horas, apresentando seus cases.

Últimas