16.2 C
Criciúma
quinta-feira, abril 18, 2024

Crematório de animais surge como uma opção afetuosa e ecológica

Criciúma

Cada vez mais, os animais domésticos são tratados como verdadeiros membros da família. No último ano, principalmente, esse cenário se intensificou, já que muitas pessoas adotaram pets para ganharem uma companhia em meio aos dias de isolamento na pandemia. Por isso, quando chega a hora da despedida, o momento é doloroso para os tutores. E minimizar esse sofrimento através de um adeus humanizado gera interesse à população.

Em Criciúma, há poucos meses, um projeto veio para trazer mais conforto aos tutores: o Crematório PET SC, que atua na cremação exclusiva de animais. A moradora do bairro Brasília, Janaina Cittadin Angulski, passou pela experiência de cremar dois pets da família. “Há dois anos e meio, eu perdi minha cachorrinha, companheira de 16 anos. Sempre tive isso comigo, de como seria o meu último gasto com ela. Seria justo ela ter um final mais digno e limpo do que ser enterrada, já que isso nunca passou pela minha cabeça”, explica.

Há cerca de três meses, outra cachorrinha da família morreu e a decisão foi unânime em optar pela cremação novamente. “Tínhamos outra e de maneira nenhuma conseguiríamos enterrar ela em qualquer lugar. Como eu já tinha cremado a primeira vez em um crematório de Criciúma que o atendimento não foi legal e não tivemos uma boa experiência, dessa vez, nós procuramos uma segunda opção e encontramos a PET SC através de uma indicação”, acrescenta.

No triste momento da perda, uma despedida especial e à altura da companheira. “Eu fiquei encantada do começo ao fim do tratamento. Eles foram até a clínica, recolheram o meu animal lá – algo que não aconteceu na primeira vez, e o atendimento foi de excelência. Eu não me incomodei com nada. Fiz o pagamento diretamente no conforto da minha casa, não precisei me deslocar para lugar nenhum e fui informada o tempo inteiro do que estava acontecendo”, enfatiza Janaina.

Após a cremação, a família recebeu um laudo, uma foto personalizada, a patinha da cachorrinha no gesso e as cinzas em uma urna. “Recebi com muito carinho alguns mimos que ficaram e vão ficar marcados tanto na minha memória, quanto da minha família para sempre. Acho que todo animal de estimação que está com uma pessoa há tanto tempo, no meu caso, uma 16 anos e a outra há quase 13, são parte da nossa família. Então, eu não optaria por outra coisa”, frisa a tutora. “Quem tem um pet, sabe o amor que tem por ele. Eu tenho pelos meus quem fazem parte da minha família. Nada mais justo do que tratá-los com o mesmo carinho e respeito que de uma pessoa querida”, finaliza.

Atualmente, o crematório da PET SC fica localizado em Blumenau e, em Criciúma, há somente o escritório para novos clientes. Os animais da região, portanto, são levados ao município localizado no Vale do Itajaí e as cinzas são trazidas aos tutores. O processo ocorre semanalmente e as famílias são informadas a cada passo. “Muitas pessoas são apegadas aos pets e valorizam como um membro da família, algumas vezes, até como um filho. Hoje, esse mundo dos animais está crescendo bastante. Resolvemos trabalhar muito em cima disso, de ver, pesquisar e colocar em prática”, pontua o gerente da filial de Criciúma, Éder Pimentel.

A intenção da empresa é montar a estrutura do crematório em Criciúma. Hoje, a SC PET trabalha com dois tipos de serviços: a cremação imediata que possui várias categorias e é contratada quando o animal morre; e os planos preventivos, que o tutor paga quando o pet está vivo e traz mais tranquilidade na hora do óbito. Na ocasião do falecimento, todo o serviço de cremação, incluindo remoção e atendimento 24 horas estão inclusos.

Últimas