12 C
Criciúma
quinta-feira, abril 18, 2024

Covid-19: mais um município do Sul catarinense confirma variante Delta

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, confirmou mais um caso da variante na região Sul. Desta vez, na cidade de Tubarão. Esse é o segundo caso da cepa na região, o primeiro foi confirmado na última semana, em Capivari de Baixo.

“Diante desse cenário, as medidas de prevenção devem ser mantidas. O uso das máscaras, em todos os ambientes, é uma das melhores formas de proteção, assim como o distanciamento social, a manutenção dos locais ventilados e a higiene das mãos. Outra ação de fundamental importância é a vacinação da população, que continua avançando no Estado de Santa Catarina”, alerta o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário.

A variante Delta é da linhagem viral B.1.617, que apareceu na Índia em outubro de 2020. Em maio de 2021, após ser associada ao agravamento da pandemia, a cepa foi declarada como variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Conforme um estudo divulgado em julho por pesquisadores ligados a OMS e ao Imperial College de Londres, a variante Delta é cerca de 97% mais transmissível do que o coronavírus original identificado na China, sendo assim ainda mais preocupante do que as variantes surgidas no Reino Unido (Alfa), na África do Sul (Beta) e no Brasil (Gama).

Últimas