Corpus Christi na Diocese de Criciúma sem procissões e tapetes

Programação contará apenas com a Santa Missa nas paróquias, a fim de evitar aglomerações

Foto: Arquivo/TN
- PUBLICIDADE -

O Dia de Corpus Christi será celebrado sem aglomerações na Diocese de Criciúma. A data, sempre comemorada na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, tem como características principais a confecção de tapetes nas ruas próximas das paróquias e procissões de fiéis. Pelo segundo ano consecutivo, em virtude da pandemia do novo coronavírus, as celebrações se concentrarão dentro das igrejas, com um número reduzido de pessoas.

“A celebração desse ano, mais uma vez, será nas igrejas, com as missas. Os tradicionais tapetes e as procissões não poderão ser elaborados, para evitarmos aglomerações. Teremos a Santa Missa e a Adoração. Algumas paróquias também farão carreata motorizada”, informa Dom Jacinto Inácio Flach, bispo da Diocese de Criciúma. Os templos religiosos de Santa Catarina podem receber públicos de até 25% da capacidade total, conforme decreto estadual.

- PUBLICIDADE -

A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira, como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição.

A realização da Eucaristia é uma referência à Última Ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo de consumir o pão e o vinho em sua memória.  “No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo, o sacramento da eucaristia. Esse sacramento é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Nesse sacramento, o pão que é consumido representa o corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o sangue de Cristo”, enfatiza Dom Jacinto.

Programação de algumas paróquias da Diocese

Catedral São José, Criciúma, Centro 8h Às 12h – Adoração ao Santíssimo

15h – Santa Missa – Catedral Diocesana

Paróquia Santa Bárbara – Criciúma 09h – Santa Missa – Igreja Matriz Santa Bárbara
Paróquia São Paulo Apóstolo – Criciúma 09h30 – Adoração Eucarística

10h – Santa Missa – Igreja Matriz São Paulo Apóstolo – Michel

Paróquia Nossa Senhora da  Salete – Criciúma 15h – Santa Missa – Igreja Matriz Nossa Senhora da Salete – Próspera
Paróquia São Donato – Içara 8h às 17h – Adoração Eucarística

18h – Santa Missa – Igreja Matriz São Donato, Içara

Paróquia São Francisco de Assis – Balneário Rincão 8h – Santa Missa – Igreja Sagrada Família, Rincão Sul

 

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.