Comunidade acadêmica elege Chapa 1 para nova gestão do DCE Unesc

Nova diretoria do Diretório Central dos Estudantes foi eleita na primeira votação virtual da história da Universidade nesta terça-feira, 6

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Acadêmicos de todos os cursos da Unesc foram às urnas de forma virtual nesta terça-feira, 6. Ao longo de todo o dia até às 22h15 estudantes exerceram o direito de voto e elegeram a Chapa 1 para a nova gestão do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Esta edição da eleição estudantil contou com dois diferenciais, sendo eles a concorrência em chapa única e a votação virtual, inédita neste formato na Universidade.

O sistema de votação virtual foi acompanhado de perto pela Junta Eleitoral do DCE e o resultado computado na sequência do encerramento do horário estipulado para o acesso dos acadêmicos. Por volta das 22h50 a vitória foi comemorada na sede do DCE entre os integrantes do grupo vencedor, que contou com 2.125 votos do total de 2.345 votantes.

- PUBLICIDADE -

A proposta de unificar ideias, posicionamentos e pontos de vista em uma chapa única, para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, foi uma boa alternativa encontrada pelos acadêmicos. “Eles demonstraram uma incrível capacidade de superação de diferenças por meio do diálogo. Uniram-se em torno dos pontos de convergências e consideraram o desafiador momento a que todos passamos em decorrência da pandemia. Respeitaram a democracia, a pluralidade de ideias e o respeito às diferenças. Estou orgulhosa. Eles demonstraram maturidade”, pontua.

A chapa eleita conta com os acadêmicos Douglas Leffa, do curso de Engenharia Civil, como presidente; Vitor Teixeira, do curso de Direito, como vice-presidente; John Ansiliero, do curso de História, como tesoureiro; Willian Domiciano, do curso de Engenharia Civil, como tesoureiro adjunto; Geovana Lisa, do curso de Psicologia, como secretária e Kelen Regina, do curso de Medicina, como secretária adjunta.

Gestão concentrada no bem-estar acadêmico e na permanência estudantil

A partir desta terça-feira (7/4), quando assina oficialmente o termo de posse, o grupo passa a representar os estudantes e trabalhar em prol de suas bandeiras. Ocupar a função de representante dos acadêmicos em uma Instituição da grandeza da Unesc e ao lado de uma gestão que mantém, de fato, as portas abertas para o diálogo constante com os estudantes, conforme Douglas Leffa, dá segurança e traz otimismo ao grupo para o desafio que se inicia a partir da eleição. “Nosso foco principal ao montar uma chapa única foi o bem-estar acadêmico e a permanência estudantil. A formação de uma candidatura única demonstra por si só o quão alinhados estamos em prol desses objetivos em comum”, acrescenta o presidente.

A união de esforços, para o vice-presidente eleito, significa um marco importante para a história da Universidade. “O que aconteceu hoje e durante todo o processo de construção de chapa foi histórico, baseado principalmente no diálogo e na intenção de fortalecer o movimento estudantil como um todo. Vivemos em um cenário de grande necessidade de unir esforços, principalmente neste momento em que as pessoas estão distantes. Desta forma acredito que esse gesto foi muito promissor para nós acadêmicos”, pontuou Vitor.

Para o acadêmico, a participação ativa no movimento estudantil engrandece a vida acadêmica e pessoal de quem se envolve neste processo. “Estamos na Universidade não só para nos formamos bons profissionais, mas também excelentes cidadãos e participar do movimento estudantil é parte fundamental desta construção. Sou muito grato à Unesc por sempre incentivar os acadêmicos a participarem disso”, acrescentou.

Com a responsabilidade de trabalhar em prol do DCE até o dia 31 de dezembro de 2021, o grupo agradece a confiança depositada nas urnas por cada um dos colegas votantes. “Precisamos agradecer os acadêmicos por cada um dos votos de hoje. Esse número é resultado de uma construção conjunta. O trabalho no DCE é feito por acadêmicos, de forma voluntária e em prol de todos os estudantes. A participação expressiva em votos e em mais de 80 pessoas envolvidas nos departamentos do Diretório faz com que tenhamos ainda mais responsabilidade e compromisso na missão que assumimos”, finaliza o presidente.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.