13 C
Criciúma
sexta-feira, abril 19, 2024

Atleta içarense vence luta de muay thai em SP e se destaca nacionalmente

A lutadora içarense Isadora Réus Vieira, de 20 anos, venceu mais uma luta como semiprofissional em Santos (SP), em um dos maiores eventos de muay thai feminino do país, o Super Girls. Isadora lutou contra e venceu Mara Suzamaque no último sábado, 02. “Foi uma luta forte, uma lutadora bastante difícil, renomada no meio, mas consegui colocar todo o meu jogo em prática, tudo o que trabalhei e treinei, conseguindo um resultado positivo”, conta Isadora.

Ela ainda revela que treinou de domingo a domingo junto do professor Leandro Gonçalves, na academia Strong Duo Tthaiboxing, na localidade de Poço Três, em Içara. “Foram dias de treinos intensos, de domingo a domingo, nos horários possíveis, pois trabalho durante o dia e dou aula à noite, mas não me arrependo de todo esforço e comprometimento. Agora a expectativa é de que até o fim do ano ou no início de 2022 eu já esteja participando de lutas profissionais. É isso que venho buscando”, assinala a lutadora. A próxima luta está marcada para o dia 06 de novembro, no Rio Grande do Sul.

Competição é vitrine
Segundo a içarense, a competição realizada em Santos, litoral paulista, serviu como degrau. “Enfrentei uma lutadora bem ranqueada, ganhei muita experiência e, quem sabe, a chance de disputar algum cinturão. Depois deste evento e do resultado obtido acredito que a oportunidade do cinturão possa surgir, pois até então ainda não me conheciam neste cenário nacional”, explica, acrescentando que esta foi uma luta nacional. “Quem sabe, realizo em breve o meu sonho de participar de um evento mundial”.

A história de Isadora no Muay Thai
Por incentivo de uma prima, Isa, como é carinhosamente chamada, foi convidada a conhecer a luta. Seu pai, Lindomar Vieira, sempre gostou de assistir às lutas de UFC e ela, atenta a todos os movimentos, o acompanhava “vidrada” na TV. Foi quando se identificou com a lutadora Ronda Jean Rousey, que hoje não esta mais no UFC. A mãe, Cristina Reus Vieira, a maior torcedora, também é grande incentivadora da filha.

Aos 14 anos começou a lutar. Com 16 foi campeã de um GP disputado em Brasilia. Teve um tempo de parada, retornando aos treinos em 2020 quando conquistou uma grande vitória: a perda de peso. E hoje, está de volta aos ringes. No total, foram 11 lutas: seis como amadora e as demais como semi profissional. “Neste período foram disputas difíceis, conquistas que me encheram de esperança e muitos desafios, mas o mais difícil e lidar com a falta de apoio financeiro, de patrocínio”, pontua Isa.

A atleta cometa que para a viagem a São Paulo contou com o apoio de algumas pessoas entre elas, um grupo familiar que fez uma rifa para conseguir recursos. “Como todo atleta sabe é difícil arcar com os custos de uma competição, a viagem, a hospedagem. Para esta competição pude contar com o apoio de algumas pessoas como a rifa feita por um grupo de primos. E já aproveito para agradecer ao Cristian Graf, um dos precursores do caratê em Santa Catarina e campeão Pan-Americano da modalidade em 1995. Além de tantas outras pessoas”, conta.

Apelo
“Espero que na próxima eu consiga mais ajuda para poder me dedicar, exclusivamente aos treinos e na busca de bons resultados, sem a preocupação dos gastos. Deixo aqui os agradecimentos da rifa, patrocinadores, quem incentivou e também faço um pedido: que o poder público invista e acredite nos atletas que Içara tem, pois nossa cidade é uma verdadeira fonte de talento. Muitos com uma carreira brilhante e que podem levar Içara a ser reconhecida; Peço também aos empresários e comerciantes que possam contribuir, pois estaremos levando as suas marcas, vestindo a camisa e, futuramente, o retorno é para todos”, ressalta Isadora.

Últimas