12.5 C
Criciúma
quinta-feira, abril 18, 2024

Atendimentos na UPA do Rio Maina devem iniciar em janeiro

Criciúma

O Distrito de Rio Maina, em Criciúma, está cada vez mais perto de realizar um antigo sonho da comunidade. Com a finalização das obras, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na antiga Policlínica, deve abrir à população em janeiro de 2022. Um edital licitatório para definir a empresa responsável pela gestão do espaço será publicado nos próximos dias.

“A obra está praticamente concluída. Os móveis estão sendo montados e os equipamentos estão sendo adquiridos. Está em fase de conclusão. Em paralelo a isso, nós vamos divulgar um edital de licitação de uma empresa para gestão. A exemplo da UPA da Próspera”, explica o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande.

Com a conclusão da parte estrutural, as atenções se voltam para a gestão do espaço, que terá capacidade para atender até seis mil pessoas mensalmente. “O início das atividades deverá ocorrer no início do ano que vem, mas não temos a data bem definida ainda. Provavelmente em janeiro”, frisa o secretário de Saúde. Na unidade da Próspera, quem administra o local é o Instituto Maria Schmitt (Imas).

Esta é a segunda Unidade de Pronto Atendimento de Criciúma. O investimento para a reforma e ampliação do novo espaço 24 horas foi de R$ 2 milhões. “Imagine a pessoa que tem uma situação emergencial daquela região ter que atravessar toda a cidade para chegar na outra UPA ou, muitas vezes, ter que ir ao hospital. Com certeza vai salvar muitas vidas pela agilidade que vai proporcionar”, acrescenta Casagrande. “Essa UPA é esperada e sonhada há muitos anos”, completa o secretário de Saúde.

Na estrutura da antiga Policlínica, novas instalações elétricas, hidráulicas e redes de comunicação foram revitalizadas para garantir o melhor para a nova UPA do município. A unidade, localizada na rua Santos Uggioni, também disponibilizará à população salas com raio-x digital, eletrocardiograma e laboratórios de exames. Além disso, também terá um espaço especializado em casos de urgência e emergência.

A empresa Engetom Construção Civil, vencedora do processo de licitação, é responsável pela reforma de 891 m² e ampliação de 262 m² no local. A intenção, após a obra ser inaugurada e os serviços estarem à disposição da comunidade, é diminuir os atendimentos na UPA da Próspera.

Últimas