Araranguá: Ponte pênsil será revitalizada

Local histórico, no bairro Barranca, em Araranguá, passará por obras, a partir da próxima semana, e será reaberta em três meses

- PUBLICIDADE -

Tiago Monte

Araranguá

- PUBLICIDADE -

Local histórico de Araranguá, a ponte pênsil, localizada no bairro Barranca, será totalmente revitalizada. A ordem para início das obras já foi assinada e os trabalhos começam na próxima semana. “Foi liberada a ordem para revitalização. Os serviços começam na semana que vem e ela será toda reformada. Inclusive, a ponte será toda iluminada”, comenta o vice-prefeiro, Cristiano da Silva Costa, o Tano (PSD).

A duração da obra será de três meses e, depois, ela voltará a ser liberada para uso da população local e também visitantes.  “O termino da reforma está previsto para agosto. Depois, ela será liberada para tráfego de pedestres, bicicletas e motos, normalmente. A ponte voltará a ser um ponto turístico da cidade – para isso, colocaremos, inclusive, dois aparadores, um de cada lado da ponte, para os visitantes que quiserem bater fotos”, reforça Tano.

A ponte está fechada há, aproximadamente, quatro anos, mas já apresentava uma situação de deterioração há mais tempo. “Ela está fechada há, aproximadamente, quatro anos, mas já estava em uma situação ruim há bem mais tempo: uns oito anos. Ela oferecia risco para as pessoas e estava bem danificada”, diz. “É uma ponte histórica, muito antiga na cidade, e já estava na hora dela ser reformada”, completa o vice-prefeito.

Investimento no turismo local

Com a obra, o Governo Municipal busca alavancar o turismo em Araranguá, como forma de atrair visitantes e movimentar a economia e os investimentos na cidade. “É um ponto muito interessante para o município e Araranguá precisa dar uma alavancada no turismo. Estamos trabalhando para isso”, confirma Tano.

Os moradores do bairro Barranca também serão favorecidos, pois o local é utilizado para deslocamento das pessoas.“Eu acredito que é uma obra muito importante para a cidade e, principalmente, para os moradores do bairro da Barranca. Quem é de Araranguá utiliza muito. Inclusive, pessoas faziam ensaios fotográficos ali, para casamento, por exemplo, e de outras comemorações”, destaca.

Monumento construído nos anos 70

Até a conclusão da Ponte Giácomo Mazzuco – inaugurada em dezembro de 2012 e conquistada pelo então vice-prefeito Sandro Maciel, em 2011 – que liga o bairro Barranca ao centro de Araranguá, a ponte pênsil era utilizada pelos araranguaenses como a principal forma utilizada para quem precisava sair ou entrar no bairro. “Ela era usada antigamente, pela comunidade, como fuga das inundações e, se necessário, servirá para isso também”, destaca Tano.

A obra foi entregue para a população em dezembro de 1972 e tornou-se um monumento histórico, sendo um dos pontos mais populares de Araranguá. Porém, ela estava interditada há quase quatro anos. Desta forma, a estrutura acabou arruinada e deteriorada pelo tempo.

Após muita cobrança, por parte da população, a revitalização acontecerá. Araranguá é uma das poucas cidades que possui uma ponte de arame histórica, mas que apresentava problemas nas madeiras e nos cabos de sustentação. A situação, até então, era similar à de abandono. No passado, uma licitação chegou a ser feita e a obra esteve prestes a começar, mas a empresa vencedora desistiu de fazer a obra, alegando “muita dificuldade em executar a obra”. Sem resolução, a reforma acabou sendo deixada de lado, mas, a partir da próxima semana, sairá do papel.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.