12.7 C
Criciúma
sexta-feira, abril 19, 2024

Apae de Maracajá realiza carreata do ‘Agosto Laranja’

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Maracajá com o apoio da Administração Municipal, promoveu na tarde desta quinta-feira, dia 26/08, uma carreata em prol do mês de conscientização e prevenção das deficiências, denominado ‘Agosto Laranja’.

A II Edição da Carreata de Conscientização e Prevenção de Deficiências faz parte do trabalho programa de prevenção desenvolvido pela APAE, e tem como objetivo, atrair a atenção e o interesse dos munícipes para a prevenção, haja visto que as formas de prevenção de deficiências são, ainda, desconhecida por muitos.

Segundo a diretora da APAE, Regina Borges Leandro, o programa de prevenção vem sendo desenvolvido pela APAE desde 2013 e com a pandemia, as ações que até então eram realizadas, ficaram restritas. “A carreata foi uma forma encontrada de atingir, de forma indireta, a população maracajaense. Além disso, durante o mês foram entregues panfletos/folders informativos nas escolas”, explicou.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que mais de 70% dos casos de deficiências podem ser evitados com medidas de prevenção.

Carreata

A carreata reuniu cerca de 60 carros, todos enfeitados com balões, adereços na cor laranja, e um carro de som puxou a fila, que percorreu algumas ruas da cidade, passando em frente ao Cemasas, Escola 12 de Maio, Centro de Educação Infantil Margareth Maria Tomasi Rocha, Escola Maria Libânia Machado, no Encruzo, Escola Eulália Oliveira de Bem no Espigão Grande, retornando pela Avenida Nossa Senhora da Conceição, finalizado o percurso de onde saiu, em frente à APAE.

A primeira-dama de Maracajá, Claudete Rocha Brambila, acompanhou a carreata e salientou a importância dos trabalhos e ações realizadas pela entidade. “A APAE presta um excelente serviço à nossa cidade, com profissionais capacitados e comprometidos com a educação especial. E a nossa Administração é parceira, pois além do repasse financeiro, também contribuiu com alimentação, transporte, professores e colaboradores”, disse.

Claudete comentou ainda a importância da Campanha Agosto Laranja, que busca levar informações acerca do assunto à população. “O trabalho de conscientização da população é essencial, pois a prevenção inicia antes da gestação, com o planejamento familiar. A prevenção é um compromisso de todos. Se cada um fizer sua parte, conseguimos diminuir os casos”, comentou.

Também prestigiaram a carreata, a diretora de Assistência e Bem-Estar Social, Suélen Zandonadi, diretor de Educação, Daniel de Souza, secretário de Meio Ambiente e Turismo, Geraldo Leandro, a técnica pedagógica do Departamento de Educação, Estela Pedroso, a chefe de Cultura e Esporte do Departamento de Educação, Lays Laurentino Costa, e ainda as diretoras de escolas e CEI, Lilian Felisberto Coelho Custódio, Aline Mello Rosso, Vanessa De Faveri da Silva  e Rejane Pereira dos Santos.

Últimas