6° Comando Regional da PM divulga balanço de produtividade em 2021

6° Comando abrange 27 municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc)

Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -

O 6° Comando Regional de Polícia Militar (6º CRPM) divulgou nesta quarta-feira, 22 um balanço da produtividade do ano de 2021. O 6° Comando abrange 27 municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e é responsável por três grandes Batalhões de Polícia Militar (BPM), sendo o 9º BPM de Criciúma, o 19º BPM de Araranguá e o 29º BPM de Içara.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

- PUBLICIDADE -

Prevenção
No parte de prevenção, até o dia 21 de dezembro, foram realizadas 31.207 visitas preventivas em estabelecimentos comerciais, 2.999 em escolas e 13.307 em residências e condomínios. No Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher, foram realizadas 4.125 visitas preventivas, contabilizando mais de 1.411 mulheres atendidas com medidas protetivas de urgência, expedidas pelo Poder Judiciário no ano de 2021. Atualmente 413 mulheres são assistidas e acompanhadas com medidas protetivas de urgência.

Operação Covid-19
Desencadeada desde o dia 18 de março de 2020, na Operação Covid-19, foram realizadas 108.887 fiscalizações preventivas, sendo expedidas 1.293 notificações e 47 interdições cautelares.

Rede de Vizinhos
Na Rede de vizinhos, o 6° Comando Regional conta atualmente com, com, aproximadamente, 421 redes com 25.372 pessoas atuantes na proteção e na parceria com a Polícia Militar, além de 18 Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEG’s).
No período de 1° de janeiro a 21 de dezembro de 2021, a Polícia Militar atendeu 78.119 ocorrências e desencadeou mais de 25 mil operações na região.

Repressão qualificada
A Polícia Militar atingiu a marca de mais de 8.445 pessoas presas, entre adultos detidos e adolescentes apreendidos. Foram recuperados 481 veículos furtados, 144 armas de fogo retiradas de circulação e 1.325 munições de diversos calibres. Com relação aos entorpecentes, foram apreendidos quase meia tonelada de maconha, 46 quilos de cocaína, 10 quilos de crack, 3.562 comprimidos de ecstasy, 315 micropontos de LSD e 119 pés de maconha.

Casos de mortes violentas
Nas Mortes Violentas (MV), houve uma redução dos indicadores nos 27 municípios do 6º Comando Regional, passando de 59 registros em 2021 para somente 49 em 2021, ou seja, uma redução de 16,94 %.

Aquisições de armamentos
Com relações a aquisições de armamentos, equipamentos e viaturas no ano de 2021, sejam através de emendas parlamentares, convênios municipais ou em parcerias com empresários, foram adquiridos 54 novos fuzis no calibre 5.56, 22 armas longas, carabinas semi-automáticas calibre 40 e espingardas calibre 12. Também foram compradas 23 novas viaturas para a rádio patrulha, quatro viaturas para as guarnições de Patrulhamento Tático, sendo uma delas doada pela Força Nacional de Segurança Pública/SENASP/Ministério da Justiça.

Treinamentos
Neste ano de 2021, foram realizados treinamentos de capacitação ao efetivo da região com a habilitação de 542 policiais militares para operar com os novos armamentos (fuzis e carabinas táticas). Também foram realizados intercâmbios com Polícias Militares de outros Estados da Federação como São Paulo, Paraná, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, através do curso de ações de combate aos crimes violentos contra o patrimônio, que capacitou 58 alunos, dentre policiais militares, policiais rodoviários federais, IGP, da Polícia Penal e do Exército Brasileiro.

O curso encerrou com um simulado de assalto à banco, na cidade de Siderópolis, onde os policiais colocaram em prática todo aprendizado que tiveram, em uma semana de imersão.
Também foi realizado em Criciúma, um encontro técnico com policiais militares que trabalham na rádio patrulha, onde aproximadamente 100 militares foram habilitados. No ano de 2021, policiais dos Pelotões de Patrulhamento Tático da Região Sul, também participaram do encontro técnico com todos os grupos táticos de Santa Catarina. Além disso, foram oportunizadas palestras com temas relacionados a saúde mental e a valorização e qualidade de vida aos policiais militares.

Confira um trecho da nota divulgada:

Ao encerrar o ano de 2021, o 6º Comando Regional de Polícia Militar, vem a público agradecer a comunidade pela parceria e a interação nas nossas Redes de Vizinhos, também pela participação efetiva nos conselhos comunitários de segurança, bem como a todas as entidades, aos poderes públicos, as instituições e aos clubes de serviço, que nos apoiaram ao longo do ano. “Aos nossos policiais militares, que diuturnamente arriscam as suas vidas em prol dos cidadãos, o nosso agradecimento pela sua dedicação e profissionalismo no cumprimento da sua nobre missão”, finaliza o coronel Cristian Dimitri Andrade.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.