22.4 C
Criciúma
terça-feira, março 19, 2024

24 horas: um sonho de 30 anos realizado em Cocal do Sul

Um novo capítulo na história de Cocal do Sul – depois de 30 anos, a Prefeitura de Cocal do Sul inaugurará neste domingo, dia 26, às 18h, o pronto atendimento 24 horas. O evento irá acontecer no dia em que o município celebra 30 anos de emancipação, data que já traz consigo forte simbologia e trará um presente mais do que especial à população. O serviço irá funcionar no mesmo local onde é a Unidade de Referência em Saúde, na Rua Ângelo Peruche, no Centro de Cocal do Sul.

Ao longo de três décadas a população de Cocal do Sul aguardava pelo atendimento 24h, visto que para se ter acesso a um serviço de saúde havia a necessidade de se deslocar às cidades vizinhas, muitas vezes correndo o risco de não dar tempo. É um sonho que sai do papel e agora se torna realidade.

“Há 20 anos, quando fui secretário na cidade, conseguimos fazer uma ampliação, com horário de funcionamento até às 22h e com atendimento também nos finais de semana e no início de nossa gestão ampliamos o horário até a meia noite, mas a população sempre almejou o pronto atendimento 24h”, lembra o prefeito Fernando de Fáveri.

O prefeito frisa que este é um compromisso que foi assumido perante à população e que agora poderá contar com uma equipe técnica e especializada. “Cocal do Sul ganha muito a partir de agora, com o pronto atendimento 24h, promessa cumprida e agora vêm novas ações, novos compromissos para a cidade, pois o maior e principal nós já cumprimos”, salienta o Chefe do Executivo.

De acordo com a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Glícia Pagnan, a Prefeitura manterá o serviço e as equipes irão funcionar em escalas de 12h por 36h. O serviço funcionará todos os dias 24 horas. “A equipe será compota um médico, um enfermeiro, dois técnicos, uma higienizadora e uma recepcionista; terá ambulância de apoio para eventuais necessidades de transferir o paciente”, explica.

“Sei de muitas pessoas que precisaram ser atendidas e tiveram que se deslocar a outras cidades, por trabalhar em uma farmácia sei que isso ocorre no dia a dia, e muitas vezes em outras cidades o serviço já está lotado, e aqui no município o atendimento se torna mais humanizado; essa é uma excelente iniciativa da administração municipal, o município só tem a ganhar com isso”, declara a farmacêutica Raquel Cristina Guollo Mouro, moradora de Cocal do Sul há 30 anos.

Últimas