Unesc é parceira do Anjos do Futsal

Por mais um ano, a universidade acerta a renovação de contrato com a iniciativa. Parceria vem desde 2008 e continuará neste ano

- PUBLICIDADE -

Criciúma

A Unesc renovou parceria com o Anjos do Futsal para este ano, dando continuidade ao trabalho que vem sendo realizado desde 2008, quando iniciou o apoio ao projeto. Atualmente, o Anjos do Futsal conta com 26 núcleos em 21 municípios no sul de Santa Catarina, envolvendo mais de 1200 garotos de 10 a 14 anos e está completando 20 anos em 2021.

- PUBLICIDADE -

Segundo a Reitora da Unesc, Luciane Ceretta, a parceria entre a universidade e a Anjo Tintas, para fomentar o esporte por meio do futsal, é um dos mais lindos projetos de uma universidade comunitária, que tem por missão sempre, de diferentes formas, contribuir com a sociedade. “São milhares de crianças beneficiadas com esse projeto fantástico que é o Anjos do Futsal, um legado para toda a nossa região, cuidando e educando crianças, muitas das quais que nunca teriam uma oportunidade, e que o projeto proporciona”, destaca.

A Reitora acrescenta que a universidade tem por finalidade a excelência acadêmica e um de seus pilares é a extensão que oferece estas parcerias fundamentais ao desenvolvimento social.

Formação de cidadãos com disciplina e respeito

O Anjos do Futsal é um projeto social que através dos núcleos ensina a prática desse esporte aos garotos e colabora na formação de cidadãos porque tem como base disciplina, respeito ao colega e ao adversário, criatividade, responsabilidade e muito mais, tudo isso de forma divertida. Além e treinar, participam de competições internas quanto em competições regionais envolvendo todos os núcleos.

A Unesc oferece a estrutura para um núcleo com 60 garotos e para o treinamento de equipe sub-15 que serve também como opção de estágio para estudantes de educação física. A universidade também coloca à disposição do projeto salas de reuniões para encontros entre os professores, auditório para realização de seminários e estagiários para alguns núcleos.

O Diretor Presidente da Anjo Tintas (CEO, na sigla, em inglês), Filipe R. Colombo, comenta que a parceria entre o Anjos do Futsal e a Unesc é muito importante porque resulta em benefícios para todos os envolvidos, principalmente para a comunidade. “Sozinhos podemos até andar mais rápido, mas juntos conseguimos ir mais longe. Essa é uma famosa frase que demonstra a importância da parceria. São garotos que participam de atividades esportivas que vão desde o treinamento até competições”, ressalta.

Trabalho sério e bem planejado

A universidade e o projeto oferecem oportunidades de aprendizados tanto do futsal quanto de disciplina. “Trabalho em equipe, por exemplo, é um dos ensinamentos que eles levarão para a vida adulta. A credibilidade da Unesc e do Anjos do Futsal, onde estão inseridos, reforça que a realização de um trabalho sério, contínuo e bem planejado traz bons resultados”, ressalta Colombo.

Para a Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, o Anjos do Futsal é um importante projeto de extensão e que tem apontado, no transcorrer de toda a história, a relevante contribuição social e seu potencial transformador. “É por meio do aprendizado, da integração, da disciplina e da colaboração, atrelados à prática do esporte coletivo, que os participantes terão benefícios para toda a vida”, conclui.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.