
Tiago Monte
Criciúma
Faltava a vitória fora de casa. E ela veio. Agora, o Tricolor Carvoeiro abre a contagem regressiva em busca da vaga para a próxima fase da Série C. Levando-se em consideração as últimas cinco edições da Série C – todas disputadas com a mesma fórmula – com, aproximadamente, 50% de aproveitamento, uma equipe está classificada às quartas de final da competição. Atualmente, a média está um pouco mais alta: o Ituano, quarto colocado do grupo B, tem 21 pontos em 12 jogos – 58,3% de aproveitamento. Porém, esse número deve baixar, em virtude dos confrontos diretos que ainda acontecerão.
Desde 2016, apenas o Juventude, naquele ano, se classificou na quarta colocação com 30 pontos em 18 rodadas – foram 55,5% de aproveitamento. No ano passado, o Brusque se classificou com 29 pontos somados em 18 jogos. A equipe ficou com a última vaga do grupo B – quarta colocação – com 53,7% de aproveitamento. Em 2019, o Paysandu ficou com a última vaga da chave B. Há dois anos, o Papão fez 28 pontos e teve 51,8% de aproveitamento.
O Red Bull Bragantino – atual quarto colocado da Série A – ficou com a quarta vaga para a próxima fase da Série C em 2018. O time paulista fez 29 pontos em 18 jogos: 53,7% de aproveitamento. A menor pontuação dos últimos cinco anos foi do Volta Redonda, em 2017, que se classificou com 25 pontos e 46,2% de aproveitamento.
Desta forma, para ter uma margem um pouco mais segura, possivelmente ganhando os três jogos restantes dentro de casa, contra Oeste, Botafogo-SP e Mirassol, o Criciúma estará na segunda fase da Terceira Divisão deste ano. Atualmente, o Tricolor Carvoeiro está com quatro pontos a mais que o Botafogo-SP, quinto colocado na tabela: 23 a 19. O Tigre tem a mesma pontuação do líder do grupo e fica atrás apenas no saldo de gols. “Agora temos um jogo em casa (domingo, diante do Oeste) outra partida difícil, não tem jogo fácil, a nossa chave é muito difícil, com muito time bom, mas temos que valorizar a vitória (contra o Ypiranga, fora de casa) que veio em muito boa hora”, destaca o técnico Paulo Baier.
Os jogos restantes do Tigre na Série C
22/08 (domingo) – Criciúma x Oeste – 11h – Heriberto Hülse
27/08 (sexta-feira) – Novorizontino x Criciúma – 20h – Jorge de Biasi, em Novo Horizonte (SP)
05/09 (domingo) – Paraná x Criciúma – 18h – Durival de Britto, em Curitiba (PR)
11/09 (sábado) – Criciúma x Botafogo-SP – 19h – Heriberto Hülse
18/09 (sábado) – Criciúma x Mirassol – 17h – Heriberto Hülse
25/09 (sábado) – Figueirense x Criciúma – 17h – Orlando Scarpelli, em Florianópolis
NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.