17 C
Criciúma
quinta-feira, abril 25, 2024

Projeto de modernização do Metropol será concluído até final do ano

O Deputado federal Daniel Freitas esteve na manhã desta sexta-feira (17), visitando as instalações do Esporte Clube Metropol para acompanhar as obras de modernização do clube. Além de lideranças do bairro, acompanharam a visita o presidente do Metropol, José Carlos China Vieira; Neto Uggioni, presidente FME de Criciúma; Sandro Araújo, presidente da Associação Esportiva Criciumense e Keko Salvaro, presidente de honra do clube.

Daniel Freitas viabilizou meio milhão de reais em emendas, através do Ministério da Cidadania, que estão sendo destinadas para o projeto se reforma do estádio do EC Metropol, destinado ao desenvolvimento de projeto social para crianças, além de uma parceria com a prefeitura de Criciúma, que contará com a construção de um campo de futebol Society e a instalação de parque infantil para crianças com limitações físicas para utilização de toda a comunidade. A expectativa é que as obras fiquem prontas ainda este ano.

Para o parlamentar, que tem a área como uma de suas principais bandeiras, o esporte é um dos principais responsáveis em influenciar nas mudanças sociais. “O esporte tem sido pautado desde o início do meu mandato, apoiando todas as modalidades, pois acredito que é através dele que iremos investir no futuro das nossas crianças e adolescentes, entregando mais saúde e educação. Eu tenho um carinho muito grande pelo Metropol pois, particularmente, a história do clube se confunde com a da minha família. Além de ser um clube que tem em seu DNA uma grande trajetória com grandes títulos que encheram Criciúma e Santa Catarina de orgulho”, revela Daniel Freitas.

O deputado avalia ainda, que o clube merece o reconhecimento para que o trabalho tenha continuidade. “Investir nos projetos desenvolvidos não só na área de rendimento dos atletas, com revelação de novos talentos, mas são de extrema importância na área social, atendendo a comunidade do bairro de toda a cidade”, acrescenta Daniel Freitas, que foi também quem viabilizou recursos para a construção do Skate Park de Criciúma.

O presidente da Fundação Municipal de Esportes, Neto Uggioni, explica que a prefeitura já possui parceria com o Metropol para desenvolver trabalhos sociais voltados ao esporte. “Hoje, no ginásio do clube já é desenvolvido a escolinha de futebol feminino através do projeto +Esporte +Futuro. Nossa intenção é incluir novas modalidades nesta parceria, sempre viabilizando a prática esportiva e atividades físicas para as nossas crianças e adolescentes”, enfatiza.

José Carlos China Vieira, presidente do Metropol, agradeceu os recursos e falou sobre o projeto desenvolvido em prol da comunidade. “Essa emenda viabilizada pelo deputado Daniel Freitas é de uma relevância indiscutível. Estamos localizados numa região de Criciúma que abrange diversos bairros e reúne cerca de 60 mil moradores. Nosso projeto está ligado diretamente ao futuro das crianças e adolescentes, que com as melhorias realizadas com este recurso, poderão usufruir de atividades com ainda mais excelência, pois estamos focados em nos tornar referência no desenvolvimento de projetos sociais”, ressalta.

“Não posso deixar de agradecer e engrandecer o trabalho e a parceira do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Criciúma, que nos dá todo suporte e apoio; assim como a Fundação Municipal de Esportes, à prefeitura Municipal de Criciúma e a toda equipe do gabinete do Deputado Daniel Freitas”, finaliza o Presidente.

O Metropol

Fundado em 15 de novembro de 1945 o Metropol foi um time de resultados pouco expressivos em campo, até o final dos anos 50. Ali começou a grande arrancada. O clube então foi adquirido pelo Grupo Freitas e Guglielmi como o braço esportivo das carboníferas que empregavam milhares de trabalhadores.

Após isso, a montagem do “novo” Metropol, com grandes investimentos liderados pelo empresário Dite Freitas, filho de Diomício Freitas, fez surgir o primeiro time efetivamente profissional de Santa Catarina. Os resultados logo vieram, com a conquista de cinco títulos estaduais nos anos de 1960,61, 62, 67 e 69. Em 1962 o Metropol fez uma exitosa excursão pela Europa, com 13 vitórias, seis empates e quatro derrotas em 23 partidas.

Últimas