22.8 C
Criciúma
terça-feira, março 19, 2024

O sucesso do tênis em Criciúma

Tiago Monte

Criciúma

Fotos: Felipe Godoy/divulgação e Vanessa Amando/divulgação

Os dias ensolarados do final de semana, que lembraram e muito o verão, favoreceram o para o sucesso da quarta etapa do Circuito Estadual de Tênis, válida para o ranking de classes da Federação Catarinense. Os jogos foram disputados entre sexta-feira e domingo nas quadras do Criciúma Clube e da Sociedade Recreativa Mampituba. “A gente inovou fazendo as principais categorias no Criciúma Clube. Usamos a Sociedade Recreativa Mampituba como clube secundário. Estamos extremamente satisfeitos com o torneio, que teve muito sucesso”, comemora o presidente da Federação Catarinense de Tênis, Alexandre Farias.

A estrutura do Criciúma Clube foi elogiada pelo mandatário da Federação. “Toda equipe do Criciúma Clube deu as condições possíveis e imagináveis para que esse torneio fosse realizado. Como é uma primeira etapa do Estadual aqui, temos certeza que, no próximo ano, vamos garantir novamente essa etapa aqui no Criciúma Clube”, diz.

A maioria dos aproximadamente 350 atletas – entre profissionais e amadores – elogiaram a nova sede criciumense. “Quero agradecer à diretoria, ao diretor de tênis e aos demais diretores do Criciúma Clube. Tenho certeza, pelas informações que recebemos de todos os atletas que aqui passaram, que eles estão muito satisfeitos com a energia positiva que esse torneio rendeu”, destaca Farias.

A etapa teve como resultado um sucesso total. “A Federação Catarinense de Tênis está muito satisfeita com a realização de mais uma etapa do torneio estadual”, comenta Farias.

Destaques da competição confirmam favoritismo

O criciumense Rodrigo Sampaio Balsini era tido com um dos nomes de destaque da competição. Integrante do time do Criciúma Clube, ele não decepcionou e foi o campeão na Segunda Classe Masculina (13 aos 34 anos). Outros componentes da equipe também ficaram com o primeiro lugar: Lucas Pinto (primeira classe acima dos 34 anos), Felipe Mendes (Primeira Classe Vip) e Marcelo Freitas (Terceira Classe de 35 a 49 anos).

A tenista Gabriela Policarpi foi a vice-campeã no principiante feminino e Felipe Sampaio também ficou com o segundo lugar, mas na Terceira Classe de 13 a 34 anos). Eles também fazem parte da equipe do Criciúma Clube.

Natural de Blumenau, João Hinschling, que possui pontos no ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) e era o cabeça de chave número um do torneio, confirmou o favoritismo e superou Arthur Bosquetto na final do Adulto Masculino Simples – a principal competição profissional. Na final, Hinschling venceu por 2 sets a 0 com duplo 6 a 2.

Na principal categoria feminina, Maria Lages surpreendeu a favorita Silvia Mazzeo e venceu a decisão por 2 sets a 0. No início da tarde de ontem, Lages marcou um duplo 6 a 3 e ficou com o primeiro lugar.

Atletas do Mampituba alcançam bons resultados

Ao todo, o torneio contou com 25 categorias e 346 inscritos. Destes, 82 tenistas representaram o Mampituba – sendo 15 da equipe Mampituba/FME Criciúma, do projeto de formação de atletas. Inclusive, em relação à equipe de rendimento, a tenista Ana Flávia Daros Espíndola foi campeã da categoria 3ª classe – Feminino Simples até 34 anos, ratificando o seu desempenho em competições anteriores. Além disso, ela segue invicta nessa categoria a nível estadual em 2021. “Estamos muito satisfeitos em sediar essa quarta etapa do estadual. O tempo estava maravilhoso, o que impediu atrasos e colaborou com o bom andamento do torneio. Mais uma vez, o Mampituba esteve no radar da Federação, sediando um evento a nível estadual, o que reforça a importância e relevância do nosso clube no cenário do tênis”, pontua o diretor da modalidade no Mampituba, Marcus Milioli Bortolotto.

Últimas